Setecidades Titulo
Prefeitura de Santo André vai urbanizar Jardim Irene
Vivian Costa
Do Diário do Grande ABC
12/03/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


A Prefeitura de Santo André lançou ontem edital para a urbanização do núcleo Jardim Irene, que deve beneficiar cerca de 1.400 famílias com abastecimento de água, esgotamento sanitário e pavimentação para todo o complexo. As obras devem começar no inicio do segundo semestre e incluem 500 unidades habitacionais para moradores de áreas de risco.

O bairro, composto por assentamentos precários, receberá investimento de cerca de R$ 40 milhões, sendo R$ 34 milhões do governo federal e o restante dos cofres do município.

A empresa vencedora deverá instalar os sistemas de abastecimento de água, de esgotamento sanitário e de drenagem, pavimentar o sistema viário, construir as contenções necessárias, fazer a readequação e requalificação habitacional, o paisagismo, a recuperação ambiental e instalar equipamentos de lazer. O secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Frederico Murano Filho, afirmou que a Prefeitura deve escolher a empresa até junho para que as obras comecem em julho. "Esta primeira etapa deve ficar pronta em 36 meses", explicou.

A segunda etapa inclui a construção de 500 unidades habitacionais no Conjunto Guaratinguetá para abrigar as famílias que vivem em condições precárias. "Lançaremos a licitação para esta segunda etapa entre os meses de abril e maio."

Estas unidades atenderão as famílias que serão removidas de áreas de risco. "O ideal seria que as etapas estivessem invertidas. As unidades habitacionais deveriam ser a primeira porque na medida em que teremos de remover as famílias os imóveis já deveriam estar prontos, mas vamos tentar acelerar o processo para que tudo dê certo", explicou. O secretário disse ainda que novas vias devem ser abertas no bairro.

O complexo Jardim Irene é um resultado da ocupação informal em épocas diferentes. Por isso, os assentamentos carecem de serviços básicos de infraestrutura.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;