Setecidades Titulo
Diadema atrasa projeto que recupera 4 bairros
Ana Macchi
Do Diário do Grande ABC
08/07/2002 | 18:31
Compartilhar notícia


O cronograma de uma das etapas do projeto Diadema Mudando de Cara, que prevê a recuperação e padronização de calçadas das principais ruas dos bairros Serraria, Jardim Campanário, Jardim Inamar e Vila Nogueira, vai atrasar. Há menos de um mês do prazo final para a conclusão das obras, vários trechos de passeio ainda não foram feitos; outros, que já estão prontos, foram parcialmente destruídos.

A Prefeitura de Diadema reconhece a lentidão nos serviços e afirma que os atrasos ocorrem porque a empresa responsável (GHR Construtora) “está enfrentando dificuldades”. De acordo com informações da assessoria de imprensa, a Prefeitura já autuou a empresa e vai penalizá-la, caso ela não consiga cumprir o prazo.

O investimento total feito pela administração foi de R$ 428.371,40. A iluminação e o paisagismo das áreas serão feitos com mão-de-obra municipal. Para acelerar o trabalho, a Prefeitura sugeriu à empresa concentrar, a partir desta segunda, as obras somente no bairro Serraria. Atualmente, o serviço é feito simultaneamente nos quatro bairros, junto com outras obras de revitalização.

Quem convive com as obras de calçamento afirma que há três meses o serviço está completamente parado. Na rua Antonio Dias Adorno, na Vila Nogueira, um grande trecho de calçada esburacada foi preenchido com pedregulhos. “Se não bastasse paralisar, deixaram o passeio todo quebrado. Minha calçada era bem melhor antes dessa obra”, disse o comerciante Ricardo Batista Santiago, 44 anos. Ele afirma ainda que funcionários da obra abandonaram o serviço por falta de salário. “Eles comentaram que a empresa faliu. Então, resolveram não terminar a obra.”

A mesma opinião tem a vendedora Marlene Antônia de Lima, 26 anos, que trabalha no bairro Serraria. A situação do bairro é semelhante à dos jardins Campanário e Inamar, onde o serviço também caminha devagar. “Aqui, as obras demoraram bastante. O grupo só fazia o serviço de quatro em quatro dias. Está faltando acabamento e reposição de algumas peças da calçada que soltaram”, afirmou.

No Serraria e nos demais bairros envolvidos no projeto, grande parte do passeio formado por mosaicos nas cores preto, vermelho e branco já está solto. “Foi difícil conviver com as obras e é ruim saber que a calçada não ficou boa. Os acabamentos nas guias das ruas comerciais nem chegaram a ser feitos”, disse a vendedora Andrea Souza da Silva, 22 anos.

Nova cara – A revitalização das calçadas faz parte de um investimento da Prefeitura de Diadema de R$ 2,27 milhões, divididos em serviços como remodelação viária e construção de praças. Segundo previsão da Secretaria de Obras, todas as mudanças estruturais na cidade devem ser entregues até 2004.

Ainda no fim deste ano, a administração deverá também entregar uma praça de 7 mil m² na avenida Fábio Eduardo Ramos Esquível e um shopping popular para os vendedores ambulantes que hoje ficam na praça Lauro Michels. As obras da praça começam neste mês.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;