Blog Titulo Seu negócio
Cenário de indefinição
Simpi
25/03/2015 | 07:23
Compartilhar notícia


Apesar de discreta melhoria na avaliação de suas empresas e nos índices de demissões, os dirigentes das micro e pequenas indústrias paulistas têm expectativa negativa em relação ao faturamento e custos de produção. Foi o que revelou a 24ª rodada do Indicador de Atividade da Micro e Pequena Indústria de São Paulo, pesquisa encomendada ao Datafolha pelo Simpi (Sindicato da Micro e Pequena Indústria do Estado de São Paulo).

De fato, o estudo mostra que, em fevereiro, 46% dos dirigentes classificaram o desempenho de sua empresa como ótimo ou bom, ante 39% registrados no mês anterior. Também aponta a queda no fechamento de vagas entre as micro e pequenas indústrias de São Paulo: 19% dos entrevistados encerraram 3,4 postos em janeiro, enquanto 13% cortaram 2,4 no mês seguinte. Contudo, na contramão dessas melhorias, o levantamento revela alguns aspectos negativos, entre eles a queda na avaliação positiva do faturamento, que passou de 34% para 27% (em janeiro e fevereiro, respectivamente), e a diminuição na margem de lucro: de 32% no primeiro mês deste ano, para 27% em fevereiro.

Segundo Joseph Couri, presidente do Simpi, esse “antagonismo” verificado durante a realização do levantamento reflete o cenário de indefinição predominante entre os micro e pequenos industriais paulistas, num mês que, além de curto, teve menos dias úteis em razão do Carnaval. “Entendo que a categoria econômica continua se mostrando forte e perseverante, lutando firme para se manter no mercado, muito embora ainda não tenha sentido o impacto das medidas econômicas sobre seus custos”, analisa o dirigente que, também, percebe menor influência da variável política sobre as atividades produtivas das empresas. “Acredito que, em alguns meses, teremos condições de avaliar e constatar se esse descolamento está realmente ocorrendo”, complementa Couri.

A íntegra das 24 pesquisas do Simpi desde março de 2013, realizadas pelo Instituto Datafolha, estão disponíveis no site da entidade (www.simpi.org.br).

Facilidades do e-CPF - Neste ano, quem possuir CPF Digital (e-CPF) terá algumas facilidades exclusivas para fazer a sua declaração do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) 2015, ano-base 2014. Uma delas é a ‘Declaração Pré-Preenchida’, que já vem com todas as informações constantes na base de dados da RFB (Receita Federal do Brasil) que estejam vinculadas ao CPF do contribuinte, o que reduz o tempo de preenchimento e ajuda a não cometer erros de digitação, diminuindo assim as chances de cair na malha fina. Outra facilidade é a ‘Declaração de Imposto de Renda On-line’, que pode ser feita diretamente no e-CAC (Centro Virtual de Atendimento) no site da RFB, permitindo ao usuário salvar todos os dados na nuvem e acessá-los a qualquer momento, a partir de qualquer dispositivo conectado à internet.

O prazo final para a entrega do IRPF 2015 é, impreterivelmente, dia 30 de abril. Para quem ainda não tem o e-CPF e gostaria de adquirí-lo, a Assimpi (Associação Nacional dos Sindicatos da Micro e Pequena Indústria) disponibiliza o serviço de Certificação Digital padrão ICP-Brasil, atendendo tanto associados como não-associados.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;