Palavra do Leitor Titulo Artigo
Buco maxilofacial

A ATM (Articulação Temporomandibular) é a articulação que une a mandíbula com o crânio

Do Diário do Grande ABC
22/03/2015 | 09:21
Compartilhar notícia


Artigo

A ATM (Articulação Temporomandibular) é a articulação que une a mandíbula com o crânio. Está classificada como articulação sinovial, ou seja, apresenta espaço entre os ossos que é preenchido por líquido lubrificante especial, chamado de líquido sinovial ou sinóvia. Ela é considerada uma das articulações mais complexas do corpo humano. É responsável pelo movimento de abrir e fechar a boca e por mover a mandíbula para frente, para trás e para os lados.

A cirurgia buco maxilofacial é especialidade da odontologia que trata dos defeitos dessa articulação, como problemas de nascença, traumatismos, anormalidades do crescimento crânio facial, tumores, dentes, maxilar e face. Cirurgiões buco maxilofaciais cuidam de pacientes que apresentam problemas específicos dessa parte do organismo, como dores faciais, bem como dor articular da articulação temporomandibular.

Faz parte dessa especialidade também tratar de vítimas de acidentes que sofreram traumatismos faciais por meio de cirurgias reconstrutivas dos maxilares, bem como pacientes com tumores e cistos, melhorando assim as condições funcionais e estéticas de toda área maxilo mandibular e anexos.

A disfunção de ATM ou DTM (Disfunção Temporomandibular) é anormalidade da articulação e/ou dos músculos responsáveis pela mastigação. Em geral, as principais causas dessa disfunção são apneia obstrutiva do sono e ronco, dentes retidos que não nasceram e má posição entre os maxilares. Os principais sintomas em quem apresenta a DTM são fortes dores de cabeça, dor ou barulho nos ouvidos, dificuldade em mastigar, tontura e vertigem, estalos e crepitação na região de ATM, dor e pressão atrás dos olhos, flacidez dos músculos da mandíbula e sensação de travar a mandíbula.

Entre os problemas mais comuns da ATM estão o bruxismo ou briquismo, que na maior parte dos casos são provocados por estresse ou ansiedade. Pacientes portadores dessa disfunção têm o hábito de tensionar os músculos e nervos da região do maxilar, criando a tendência de ranger ou apertar os dentes.

Existem alguns tipos de tratamento indicados para quem apresenta DTM que podem ser clínicos ou cirúrgicos, dependendo de cada paciente. Entre os tratamentos clínicos, podem ser indicados os como aplicação de calor úmido ou através de medicamentos como relaxante muscular, aspirina ou outros analgésicos comuns para aliviar a dor e os espasmos musculares e ainda técnicas de relaxamento para ajudar a controlar a tensão muscular na mandíbula, entre outros.

O ideal é que quem apresente os sintomas procure especialista para diagnóstico correto e com isso tenha plano de tratamento adequado.

Felipe Pinesi é buco maxilo do Hospital e Maternidade Brasil.<EM>

Palavra do leitor

Sem moral
Que moral tem o Executivo para propor pacote anticorrupção? Que moral tem o Legislativo para aprovar reforma política? Que moral tem o STF (Supremo Tribunal Federal) para julgar seja lá o que for?
Vanderlei A. Retondo
Santo André

PT
Uma dica, senhores e excelências do PT: é melhor vocês migrarem para outros partidos ou criarem outra legenda, pois a de vocês está afundando. Será que o cumpanheru vai abandonar o navio como fez certo italiano há uns meses.
Breno Reginaldo Silva
Santo André

Capacitação
A Prefeitura de São Caetano iniciará curso para professores. Segundo este Diário (Setecidades, dia 18), serão trabalhados com conteúdos de liderança, clima e ambiente escolar, comunicação, motivação e plano estratégico, entre outros. Sabendo dessa notícia, tenho um pedido aos organizadores: inscrevam o Paulo Pinheiro nessas aulas. Talvez assim ele tenha alguma capacitação em liderança e comece a fazer algo pela Segurança da cidade, que só tem policiais para aplicar multa no Centro da cidade. Que saudade que eu tenho do prefeito anterior.
João Gilberto Lúcio
São Caetano

Canôa
Sempre moramos em São Caetano e há dois anos estamos em Itupeva, Interior. Meu irmão foi para São Caetano ver a filha e levou a namorada para conhecer o famoso lanche da padaria Canôa. Os três comeram lá e passaram mal. Minha sobrinha foi medicada no PS (Pronto-Socorro) da cidade e melhorou. A namorada até dia 19 ainda estava ruim, inclusive desmaiou na rua e foi para o hospital. Meu irmão ficou domingo no hospital tomando medicação e em observação. Dia 17, foi internado pois está com alto índice de toxinas, com risco de paradas cardíaca e respiratória. Tudo por ingerir alimento contaminado. Está com paralisia nas pernas e visão turva. Encontra-se no PS de Itupeva. Os médicos disseram que entrarão em contato com a Saúde pública de São Caetano para notificar o caso. Sem previsão de alta. Médicos disseram que é botulismo, bactéria rara. Os donos do estabelecimento deveriam pagar o tratamento.
Marilena Guimarães de Oliveira
Itupeva (SP)

Corrupção
Nos discursos que tenho ouvido a respeito das medidas anticorrupção, o governo inverte tanto a realidade dos fatos atribuindo responsabilidades a outros que, parodiando história infantil, até seria possível acreditar que a Chapeuzinho Vermelho matou a vovó. O povo é sábio e isto ficou demonstrado na manifestação de domingo.
Walmir Ciosani
São Bernardo

Sampaio Ferraz
Desde o ano passado venho pedindo a capinação da rua onde moro, a Sampaio Ferraz, no bairro Bangú, em Santo André, que é de paralelepípedos. Fiz diversas reclamações, mas de nada adiantaram. Neste ano já fiz o pedido em janeiro, me prometeram para até 10 de fevereiro, o que não aconteceu! Reclamei novamente, mas, nada. Gostaria de deixar aqui registrado meu descontentamento perante o descaso com esse serviço de nossa Prefeitura.
Vera Lucia Casanova
Santo André

Combate à fome
Acho engraçado a ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome vir a público, na visita no dia 19 em São Bernardo, e dizer que a ajuda à desempregada Ana Paula dos Santos irá demorar devido à burocracia (Setecidades, dia 20). Essa demora para conseguir o benefício do Bolsa Família, que é programa do governo para esse fim, me deixou pasmo.
Fernando Zucatelli
São Caetano 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;