Economia Titulo
Fipe muda previsao do IPC de 1,10% para 1,30%
Do Diário do Grande ABC
19/11/1999 | 15:28
Compartilhar notícia


Fipe reviu mais uma vez sua projeçao para o IPC de novembro, de 1,10% para 1,30%. A Fundaçao também mudou a estimativa para o índice do ano, de 8% para 8,2%. Para dezembro, porém, a previsao está mantida em 0,3%. Novamente a alta de 1,21% registrada na segunda quadrissemana de novembro foi pressionada, como vem acontecendo desde outubro, pela carne bovina (+5,5%) e álcool combustível (+26,71%). Segundo o coordenador do IPC da Fipe, Heron do Carmo, a soma dos itens carne bovina, frango e combustíveis representou 0,87 ponto porcentual do resultado de 1,21% divulgado nesta sexta, o que significa que 11% do total das despesas dos consumidores foram destinados a esses itens.

Segundo Heron, o álcool combustível já acumula alta de 25 54% desde o Plano Real até outubro, com a previsao de que o item chegue a subir 32% neste mês, o acumulado ficaria em 66%, contra uma projeçao de 76 ,8% para o IPC no mesmo período. Segundo Heron, a inflaçao continua concentrada em alguns itens, nao contaminando outros preços pesquisados. Heron lembrou ainda que as previsoes da Fipe no final do primeiro semestre apontavam um IPC de 0,5% para outubro (ficou em 1,13%), 0,5% em novembro e 0,3% em dezembro. A época, a Fipe projetava que a inflaçao anual ficaria abaixo de 6%. Dessa diferença de dois pontos percentuais explicou Heron do Carmo, o item álcool combustível deve responder por um ponto percentual.

O restante virá dos preços do feijao e da carne, que também tiveram altas acima das expectativas. Heron do Carmo disse que, apesar da pressao inflacionária gerada por esses itens, o fato de já ter ocorrido o realinhamento do preço do álcool agora pode ser "interessante" para o governo, porque ele começa o ano que vem menos pressionado, justamente em um ano em que a meta de inflaçao será mais estreita. Ele diz que há espaço, inclusive, para que o governo defina novo reajuste de gasolina se houver a percepçao de que nao há outros focos de aumento de preço.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;