Setecidades Titulo
Tradição da Ponte fará desfile futurista
Mário César de Mauro
Do Diário do Grande ABC
27/01/2004 | 22:10
Compartilhar notícia


O tema do Carnaval 2004 da escola de samba Tradição da Ponte, de São Caetano, é o futurismo: Brasil 2500, o dia do contacto. A agremiação pretende mostrar na avenida Goiás uma versão ideal do Brasil no ano 2500, mil anos após o seu descobrimento, sem violência e discriminação racial, mas com a presença de extraterrestres, que invadiram a Terra. O presidente Rubens Bezerra disse que vai exigir da organização que os erros cometidos no ano passado não se repitam em 2004.

“Queremos conscientizar as pessoas de que o futuro está próximo e que todos nós devemos nos atualizar com as evoluções da tecnologia e a conquista do espaço, sem nos esquecermos em fazer um desenvolvimento sustentado”, disse Bezerra. A Tradição da Ponte pretende entrar na avenida com três carros alegóricos e pouco menos de 400 integrantes, divididos em onze alas. A escola será a primeira das quatro que vão disputar o título do Carnaval de São Caetano a se apresentar, por volta das 22h de sábado, dia 21 de fevereiro.

O carro abre-alas vai representar a invasão do universo por extraterrestres, chamado de Contatos Imediatos do Carnaval. Em seguida, as cores verde e azul vão predominar nas alegorias e fantasias do segundo carro, que irá apresentar as belezas naturais do Brasil e da Terra: água, fauna e flora. No encerramento do desfile, um terceiro carro irá levar um extraterrestre fantasiado para o Carnaval. As fantasias e alegorias foram idealizadas pelo carnavalesco André Machado.

As alas da escola vão resgatar diversas questões do contexto do enredo, como o universo e a via Láctea, os índios da época do descobrimento, os negros, a educação e a paz, esta última ala formada apenas por crianças.

Para que tudo fique pronto a tempo, os trabalhos de confecção das fantasias já começaram no ateliê da escola, um galpão da Vila Cristália, na capital, na divisa da Ponte Preta, em São Caetano. “Vamos entrar para ganhar esse ano, com organização”, afirmou Bezerra.

No ano passado, a escola amargou a quarta e última colocação do Carnaval de São Caetano, com o enredo Do Carnaval Ao Canavial, Sua Excelência o Açúcar. Apesar de ter ido bem na apuração das notas dos jurados – só não levou nota máxima em dois dos dez quesitos –, a escola saiu da disputa do título quando perdeu dez pontos por desfilar com número de componentes abaixo do exigido, e mais cinco pontos por causa do atraso de sua comissão de frente. “Poderíamos ter ganhado o bicampeonato se não tivéssemos perdido os 15 pontos”, lamentou o presidente. A escola foi a campeã do Carnaval 2002 em São Caetano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;