Memória Titulo Memória
Um inventário do verde no Grande ABC

Dos eucaliptos na linha de trem, entre a Firestone e a Pirelli...

Ademir Medici
13/03/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Dos eucaliptos na linha de trem, entre a Firestone e a Pirelli, ao Primeiro de Maio FC, na Avenida Portugal, o jornalista Nilton Hernandes, do Diário, elencou 38 casos de áreas verdes urbanas em Santo André. Com o levantamento, o jornal iniciava, em março de 1985, a série Ilhas Verdes, chamando a atenção para o meio ambiente regional e a necessidade de sua preservação.

A realidade modificou-se muito nestes 30 anos. O desmatamento ocorreu e tem ocorrido solto. Mas já se observava um crescente interesse, em especial da população, pela matéria. Nascia, mesmo que lentamente, uma mentalidade preservacionista.

Nilton Hernandes entrevistou Giovanni Masini, que atuava como porteiro do Cine Carlos Gomes desde 1937: “Santo André não nasceu com prédios e casas. Foi cheia de verde um dia”, dizia o morador.

Vereador e médico Fernando Galvanese lembrava que as árvores são tão prejudicadas com a poluição quanto os seres humanos: “O principal é combater a emissão de poluentes. E fazer com que órgãos públicos controlem a poluição”, declarava o parlamentar, que até hoje, mesmo sem cargo eletivo, se preocupa com assuntos ligados ao meio ambiente.

‘Santo André precisa de mais verde’, dizia o título principal da primeira matéria. E a série As Ilhas Verdes tinha uma explicação: “Abre-se um debate: como estimular o proprietário de áreas verdes a manter este patrimônio na região”.

A ilustrar as reportagens, um jovem e promissor cartunista chamado Fernandes. Conhecem?

ERA 1985 – Escrevia o Diário: “O verde urbano existe em Santo André. Exemplos são a chácara de João Estaino, na Avenida Sapopemba; a clínica de repouso Borda do Campo; a propriedade de Afonso Oetting, na Avenida Atlântica; e as plantações da Rua Timor. Mas existem bairros, como a Vila Palmares, onde a ausência de verde é total. Os dados fornecidos pela Organização Mundial de Saúde mostram que Santo André carece de índices mais elevados de verde para cada habitante”.

E HOJE?

Diário há 30 anos

Quarta-feira, 13 de março de 1985 – ano 27, nº 5772

Manchete – Tancredo divulga o seu ministério: são 28 ministros – nenhum da Pesca, por exemplo

Especial – Da série sobre o regime militar: 21 anos, revolução se encerra sem cumprir seus objetivos. Um regime de exceções e arbitrariedade; do milagre econômico à grave crise social.

Santo André – Estado acusado de enviar migrantes para Santo André. Portando o endereço da Promoção Social, eles chegam todos os dias ao Município

Rio Grande da Serra – Cidade quer sistema para tratar esgoto.

Em 13 de março de...

1915 – Prefeito Saladino Cardoso Franco manda consertar as diversas ruas do Distrito de Santo André, de forma a tornarem-se desembaraçadas aos pesados veículos precedentes das fábricas.

- A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘O sucesso das operações dos aliados na Champagne’.

1930 – Prefeitura de São Bernardo adquire área para o alargamento da Rua Fernando Prestes, em São Caetano.

- Resultados parciais das eleições à Presidência da República: Julio Prestes passa de 1 milhão de votos; Getúlio Vargas chega a 793 mil.

1945 – Caminhão tomba na Estrada do Mar, sobre a ponte do Rio Grande, em São Bernardo. Quatro pessoas, todas de São Vicente, ficam feridas.

- A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘A cidade alemã de Dortmund sofreu ontem o mais pesado bombardeio da guerra. Mais de 5.000 toneladas de bombas foram lançadas sobre os objetivos militares da cidade’.

1965 – Governador do Estado, Adhemar de Barros, visita São Bernardo e inaugura duas escolas, em Nova Petrópolis e bairro Assunção. E visita as obras do novo Instituto de Educação João Ramalho, entre as ruas Marechal Deodoro, Brasilio Machado e José Bonifácio.

1970 – Sociedade São Miguel, de Vila Bastos, Santo André, inaugura exposição do pintor Eugênio Môgor, premiado pelo Salão Paulista de Belas Artes.

1975 – Osmar Ribeiro Fonseca, presidente do MDB de São Caetano, despede-se da Câmara, após dez anos de atuação ininterrupta como vereador. Vai assumir cadeira de deputado estadual.

Jubileu Baeta Neves

Hoje, às 19h, o quarto dia da novena preparatória da Festa de São José, na Matriz do bairro Baeta Neves, em São Bernardo, no ano em que a paróquia celebra 60 anos de instalação: 1955-2015.

A atual igreja-matriz da Paróquia São José teve o seu projeto inspirado na Basílica de São Pedro, em Roma. A obra foi erigida como a maioria das igrejas e capelas, com a contribuição popular: creches, festas, leilões. Sobe a igreja, em forma de cruz grega, com quatro braços iguais, duas naves em cada braço, mais uma cúpula.

Santos do dia

- Santa Eufrásia. Religiosa, cujo culto é muito difundido, pela singeleza de sua vida e pelas graças que até hoje ocorrem por sua intercessão.

- Modesta

- Cristina

- Rodrigues

Município Paulista

- Aniversaria hoje: Sarapuí. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;