Memória Titulo Memória
A independência do Grande ABC e os nomes locais

A turrice de uma companhia (estrada de ferro) que nada tem feito em benefício do lugar...

Ademir Medici
12/03/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


“A turrice de uma companhia (estrada de ferro) que nada tem feito em benefício do lugar (Santo André), relativamente aos lucros verdadeiramente fabulosos que dele aufere.”

Do correspondente do jornal O Estado de S. Paulo, edição de 16-2-1930.

O dia 12 de março é uma data importante para o Grande ABC, pois marca a criação do município de São Bernardo, em 1889, ainda no Império. Portanto, as sete cidades que hoje formam a região deveriam lembrar o 126º aniversário de independência local. Refrescando a memória: até 1889, formávamos a Freguesia de São Bernardo, uma espécie de distrito-bairro da Capital paulista.

A instalação do município de São Bernardo ocorreria apenas no ano seguinte, 1890 – já na República – com a posse do seu primeiro Conselho de Intendência, formado por três cidadãos, entre os quais seria eleito o prefeito-intendente, no caso o imigrante italiano José Dal Zotto.

Alguns anos depois, seria criado, em 1910, o distrito de Santo André, dentro do município de São Bernardo. Mas a estação ferroviária local continuava a ser denominada ‘Estação São Bernardo’. Uma confusão.

A Prefeitura lutou bravamente, por décadas, para que o nome da estação fosse mudado para Santo André. A estrada de ferro não concordava – daí ser chamada de ‘turrona’. E em 1930 a SPR registrou, em ofício, os seus motivos:

O nome de São Bernardo já é nesta estrada uma tradição antiquíssima, de modo que a sua substituição acarretaria sérios embaraços para o serviço desta e de outras estradas durante muitos anos, não só na venda de bilhetes como nos despachos de encomendas, telegramas, cargas.

Não há muito também foi mudado o nome da estação seguinte, Pilar, para Mauá, em homenagem ao iniciador desta estrada. Pois, apesar de ser uma estação que não tem a décima parte da importância da de São Bernardo, há constantes enganos e embaraços devidos à nova denominação. A mudança dos nomes de duas estações vizinhas viria desorientar ainda mais quem tivesse negócios a tratar nas respectivas localidades.

Temos, entretanto, entre Mauá e São Bernardo, a três quilômetros desta última, um posto telegráfico com o nome de Capuava, que dentro de poucos anos deverá ser transformado em estação e poderá ter o nome de Santo André, lembrando a povoação que existiu nos tempos coloniais, provavelmente nas imediações.

Foi mais longe a São Paulo Railway, também conhecida por ‘Inglesa’: chegou a sugerir, a estrada de ferro, que fosse mudado o nome da Vila de São Bernardo para Santo André, já que a então sede de toda a região, hoje Centro do município de São Bernardo ‘do Campo’, tinha uma economia infinitamente inferior à do distrito de Santo André, este com 16 mil habitantes.

Era 1930, último ano da gestão do prefeito Saladino Cardoso Franco, que cairia com a ascensão de Getúlio Vargas ao poder. Nenhuma das sugestões da estrada de ferro seria adotada – felizmente. A Estação São Bernardo mudaria, de fato, para Estação Santo André, hoje recebendo o apêndice ‘Prefeito Celso Daniel’. Mas até que tudo isso acontecesse, muitos fatos se registrariam pelos anos afora, em verdadeira disputa política envolvendo as várias esferas governamentais.

Municípios Paulistas

Celebram aniversário hoje: Itapirapuã Paulista, Nova Campina, Paraguaçu Paulista, São Lourenço da Serra e Zacarias.

Jubileu Baeta Neves

Hoje, às 19h, o terceiro dia da novena preparatória da Festa de São José, na Matriz do bairro Baeta Neves, em São Bernardo, no ano em que a paróquia celebra 60 anos de instalação: 1955-2015.

E toda segunda quinta-feira reza-se, na paróquia, o Terço dos Homens, o que ocorre desde 9-10-2014. Coube a esse grupo encabeçar a celebração da novena preparatória dos festejos do ano jubilar na eterna Vila Baeta Neves.

Hoje

- Dia do Bibliotecário

- Santo Inocêncio I, o promotor da paz. Foi papa entre os anos 401 e 407. Trabalhou na construção de igrejas, no culto aos mártires. Elaborou e definiu os livros consagrados e inspirados na Bíblia.

- Bernardo de Cápua

- Gregório I

Diário há 30 anos

Terça-feira, 12 de março de 1985 – ano 27, nº 5771

Santo André-São Bernardo – Governador Franco Montoro inaugura iluminação pública no Sítio dos Vianas.

Loteria – Geremias Lorenceto, desempregado, morador de Mauá, ganha 1,7 milhão de cruzeiros na Loteria Esportiva, dividindo o prêmio com um segundo acertador dos 13 pontos.

Especial – Diário inicia a série Nova República, a reconquista do poder pelos civis. Na primeira especial, os antecedentes e o golpe de 1964.

Prêmio – Diarinho, suplemento infantil do Diário que vinha sendo publicado há 12 anos, conquistava o Prêmio José Reis de Divulgação Científica, voltado à formação da criança.

Futebol – Pela Copa São Paulo: domingo, no Baetão: São Bernardo 2, Guapira 1.

Em 12 de março de...

1915 – Visita a Estação São Bernardo o criador do Estado de Minas Gerais, Miguel Fontoura de Mattos.

A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘Bombardeio de Nieuport pelos alemães.’

1960 – Termina a greve dos ferroviários, que obtêm reajuste salarial.

1965 – Família Assumpção, de Santo André, celebra os 80 anos do seu patriarca, Antonio Ventura Assumpção, pai de uma família de esportistas que hoje se espalha pela região.

1970 – São Bernardo inaugura no Paço um posto de informação e recepção para o incremento do chamado turismo industrial do Município.

1975 – Prefeitura e empreiteira Bianchi & Linhares firmam contrato para a construção do novo prédio do Fórum de São Caetano.

- Acyr de Souza e Hely Castanho Sávio, diretor-geral de Esportes, são apresentados aos jogadores do agora Esporte Clube Santo André, durante treino realizado no campo do Sete de Setembro.

- À noite, no Pacaembu, Corinthians Paulista 4, Saad 1.

Octávio de Oliveira

Octávio de Oliveira – Nossos sentimentos à família. Todo aniversário eu ligava para ele. Neste último, o telefone não atendia. Em 1964, eu enviava toda semana notícias de Ribeirão Pires para o programa que ele comandava na Rádio ABC, às 18h. Já o conhecia do futebol de salão, assim como os jogadores do Primeiro de Maio. Em 1971 fui homenageado por ele na Sociedade Esportiva Humaitá, campeã da cidade. Saudades.

Ademar Bertoldo, radialista 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;