Setecidades Titulo
Santo André terá sete UPAs até 2012, diz Bonome
Maíra Sanches
Do Diário do Grande ABC
05/05/2011 | 07:44
Compartilhar notícia


Os bairros Cidade São Jorge e Jardim Rina, em Santo André, serão os próximos a usufruir dos serviços da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), obra financiada em parceria com o governo federal. O anúncio foi feito ontem pelo secretário de Saúde, Nilson Bonome, enquanto realizava vistoria em UBSs (Unidades Básicas de Saúde) que receberão manutenção.

Ainda não há previsão de quando as obras das UPAs irão começar, mas o gestor da Pasta afirmou que as documentações que serão enviadas ao Ministério da Saúde estão prontas e os projetos já aprovados. Com as duas novas unidades, a cidade poderá contar com sete UPAs até o primeiro trimestre de 2012.

As outras cinco, no bairro Bangu, Vila Luzita, Jardim Santo André, Vila Sacadura Cabral e Centro terão as obras iniciadas no segundo semestre. Juntas, as UPAs terão mínimo de 72 novos leitos e capacidade para atender pelo menos 1.650 pacientes por dia, além das duas novas anunciadas ontem. A única UPA classificada como tipo 3 é a do Jardim Santo André, que abrange a área para atendimento de até 300 mil pessoas e pode receber 450 pacientes por dia. Cada uma custa em média R$ 1,5 milhão.

O secretário citou o reajuste de 14% oferecido nesta semana aos servidores públicos como um incentivo à prática de um bom atendimento por parte dos profissionais, não apenas os que atuam na área da Saúde. "Quando o munícipe procura uma unidade de Saúde é porque ele tem dois problemas. Se ele for maltratado, passam a ser dois problemas. Apenas pedimos que os profissionais façam a parte deles e prestem bom serviço."

POUPATEMPO DA SAÚDE
As 28 especialidades prometidas para o início do ano no Poupatempo da Saúde, que se constitui no AME (Ambulatório Médico de Especialidades), foram disponibilizadas em sua totalidade a partir de sexta-feira, de acordo com o secretário. A unidade tem capacidade para realizar até 17 mil exames e consultas por mês.

 

Prefeitura fará manutenção em todas as UBSs da cidade

Durante a vistoria que começou ontem na UBS (Unidade Básica de Saúde) Palmares, o secretário de Saúde, Nilson Bonome, anunciou que 11 unidades de Saúde já estão em reforma: Paraíso, Jardim Irene II, Sorocaba, Utinga, Jardim Santo André, Parque Andreense, Parque Miami, Palmares, além do PA (Pronto Atendimento) da Vila Luzita, NAPs I (Núcleo de Atenção Psicosocial) e do Centro de Especialidades II.

A previsão é que a intervenção termine em até 60 dias, quando uma nova leva de UBSs entrará em reforma. A iniciativa faz parte de mutirão organizado pela Prefeitura, que prevê melhorias nos 56 equipamentos de Saúde da cidade. Dez equipes itinerantes continuam fazendo avaliações nos prédios para verificar as prioridades.

O secretário disse que as manutenções acontecerão conforme as necessidades de cada local. "Algumas precisam mais do que outras, mas a intenção é reformar as 32 UBSs da cidade", explicou Bonome, que revelou que a unidade Jardim Irene II é a que necessita de reformas com maior urgência.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;