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Secretários parabenizam Observatório

Iniciativa criada em parceria com a USCS pretende traçar diagnóstico da Educação regional

Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
10/03/2015 | 07:00
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 A iniciativa, inédita no País, de traçar diagnóstico do ensino-aprendizagem nas sete cidades da região e propor medidas para melhoria da qualidade da Educação foi parabenizada pelas secretárias de Educação de Mauá e Ribeirão Pires. A ação, fruto de parceria do Diário com a USCS (Universidade Municipal de São Caetano), foi apresentada à comunidade do Grande ABC no primeiro caderno especial do Observatório da Educação do Grande ABC, publicado na edição de domingo.

Na visão da chefe da Pasta de Mauá, Lairce Rodrigues de Aguiar, a publicação de caderno especial é importante para que se tenha raio X do ensino nas sete cidades. “Parabenizamos a iniciativa da parceria entre a USCS e o Diário para o desenvolvimento do projeto e avaliamos como uma ação positiva para a busca de melhoria permanente da Educação em nossa região”, diz.

A secretária se colocou ainda à disposição para encaminhar informações que contribuam com a publicação das próximas edições dos cadernos do Observatório da Educação do Grande ABC.

Já a vice-prefeita de Ribeirão Pires e secretária de Educação e Inclusão, Leonice Moura, considera que a medida é positiva também porque se propõe a mostrar a realidade da Educação à população do Grande ABC. “O povo é carente de informação, então, quanto mais notícias relacionadas ao sistema educacional, melhor”, destaca. Para ela, outro ponto que merece ser ressaltado é a apresentação de material rico em detalhes aos profissionais das redes de ensino e gestores.

O caderno especial do Observatório da Educação do Grande ABC irá circular a cada três meses encartado no Diário, sempre no segundo domingo de cada mês. Para o coordenador da iniciativa, Paulo Sérgio Garcia, a parceria é ponte entre a academia e o público.

A primeira etapa da pesquisa traça perfil das instituições de ensino do Grande ABC sobre quatro perspectivas: escolas, infraestrutura, gestores – com foco nos diretores – e professores. Foram avaliadas instituições de Ensino Fundamental 1 e 2, inicialmente, e levantados os números delas, como quantos alunos possuem, como eles são, qual a infraestrutura disponível, o perfil do gestor e do educador, entre outras variáveis.

 




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