Memória Titulo Memória
Esta indústria centenária em São Caetano

Dia importante para a indústria do Grande ABC: há 100 anos...

Ademir Medici
10/03/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Dia importante para a indústria do Grande ABC: há 100 anos, nesta data, era inaugurada a Fábrica de Arctefactos de Metal Italiana, em São Caetano, hoje Fábrica de Artefatos Metalúrgicos Itá Ltda. Um século depois, a empresa permanece fiel a São Caetano, hoje instalada à Alameda São Caetano.

Dez anos atrás, por ocasião dos seus 90 anos, Memória visitou a Fami-Itá. Agora sente-se feliz em registrar essa data, acolhendo as informações passadas pelos atuais diretores, Alexandre Nardi e William Pesinato, de tradicionais famílias de São Caetano.

- Apesar de centenária, a Itá é uma pequena indústria metalúrgica fabricante e distribuidora de artigos médicos-hospitalares, odontológicos e afins, que de apenas fabricante passou a ser distribuidora e especializada em soluções para centros de materiais e esterilização.

- Cada fase teve seus heroicos, do principal, o grande empreendedor Romeu Masini, passando por Matheus Constantino, ambos italianos, Concetto Constantino e Welington Rubens Pesinato até os dias atuais.

- Continuamos a luta, cada vez mais árdua em um país como o nosso, onde as características aprendidas com os antepassados são cada vez mais ignoradas.

- O que pedimos nesta data é que consigamos manter esta epopeia e passá-la com a mesma dignidade e honra aos próximos, sejam familiares ou não.

Hoje

Dia Mundial de Combate ao Sedentarismo

Dia do Visagista

Em 10 de março de...

1880 – Legislativo autoriza o governo da Província de São Paulo a organizar uma seção de bombeiros na Capital paulista.

1950 – Instituído o Brasão de Armas de São Caetano.

1970 – Decreto municipal declara de utilidade pública áreas destinadas à construção de um novo viaduto em São Caetano. Vai interligar as ruas João Pessoa e Heloísa Pamplona.

- Denúncia: no Grande ABC, o lixo acumulado nas indústrias, hospitais ou aquele que as prefeituras removem das residências e do comércio é quase todo queimado ao ar livre.

1975 – Sociedades Amigos de Bairros, maior integração entre o povo e poderes. Reportagem: Valdenízio Petrolli.

Jubileu Baeta Neves

A Paróquia São José, do bairro Baeta Neves, em São Bernardo, inicia hoje a celebração das suas Bodas de Diamante: 1955-2015. Às 19h será iniciada a novena preparatória da Festa de São José, com missas a cargo de pastorais e movimentos paroquiais.

Participa o povo da antiga Vila Baeta Neves, hoje sede do bairro Baeta, com o Apostolado da Oração, Grupo de Homens, Legião de Maria, Pastoral Social, Vicentinos, Mãe Rainha, Acolhida, Renovação e Ministra da Palavra.

As duas fotos que formam o logotipo, criado pelo infografista Agostinho Fratini, do Departamento de Artes do Diário, já foram publicadas em Memória. Mas elas ilustram bem a evolução da comunidade religiosa do Baeta, da antiga capelinha, dos anos 1920 – quando Vila Baeta foi aberta – aos dias atuais, da grande igreja matriz desta foto de 1985.

Como diz o paroquiano Gabriel Arcanjo Nogueira, nosso colaborador nesta empreitada, a igreja São José é considerada um dos cartões postais do bairro.

A Paróquia São José fica no Centro do bairro Baeta Neves. Site: www.paroquiasaojosebaeta.com.br .

Diário há 30 anos

Domingo, 10 de março de 1985 – ano 27, nº 5770

Manchete – Carteiros encerram greve e denunciam manipulação

São Bernardo – Comerciantes querem calçadão na Rua Marechal Deodoro.

Diadema – Horta comunitária da favela do bairro Serraria será ampliada.

Discos Raros – Ninguém conhece este museu de São Bernardo. Jornalista Walmyr Maranhão pesquisa há 30 anos a música popular brasileira. Recolheu importante acervo histórico. Entre os exemplares, uma mazurca e uma valsa em solo de flauta. Outra raridade: um dos primeiros discos gravados no Brasil pelo sistema de cilindros.

Futebol – Taboão, perdendo mas revivendo a época romântica. Reportagem: Saulo Leite.

Santos do dia

- São Macário. Bispo de Jerusalém morto no dia 10 de março do ano 335. Foi um dos autores do símbolo niceno, ou seja, do Credo que até hoje pronunciamos durante a celebração da Santa Missa, onde professamos a fé “em um só Deus, Pai Onipotente” e “em um só Senhor, Jesus Cristo... Deus verdadeiro de Deus Verdadeiro.”

- Dinis

- Crescêncio

- Simplício

- Os 40 santos mártires de Sebaste

A Casa da Ford

Interessante a lembrança do Clube da Ford. Precedeu ao Aranamy Country Club. A festa do meu casamento foi lá (6-1-1966). Anteriormente, criança, passava por lá e o local era conhecido como Chácara dos Três Lagos. Talvez daí tiraram a denominação do loteamento Jardim do Lago. Os Breda, Bonicio, Marson, Casa e outros vizinhos de então devem lembrar quem era o titular daquela colônia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;