Política Titulo Assassinato
Corpo de Cosmo do Gás é velado na Câmara de Santo André

Vereador de Sto.André foi morto com tiros nas costas
em sua residência na madrugada desta segunda-feira

Do Diário OnLine
09/03/2015 | 07:49
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Atualizada às 14h47

O corpo do vereador de Santo André Cosmo do Gás (PDT), assassinado na madrugada desta segunda-feira em sua residência, no Sítio dos Vianas, está sendo velado na Câmara Municipal nesta tarde.

O enterro está marcado para esta terça-feira, às 9h, no Cemitério Santo André, na Vila Humaitá. Foi decretado luto oficial de três dias na cidade.

Segundo o sogro do político, Adinoel Pereira da Trindade, três homens encapuzados invadiram a casa por volta das 4h30, enquanto os moradores dormiam. Os criminosos espancaram Cosmo e exigiram uma quantia de R$ 200 mil. “Como ele não tinha esse dinheiro em casa, pediu para os criminosos levarem seu carro e cartão. Mas eles não aceitaram. Em seguida, mandaram-no ajoelhar, e um deles o baleou nas costas.”

Ainda de acordo com Trindade, sua filha ainda tentou socorrer o marido, que levou quatro tiros. “Ela segurou-o nos braços, mas quando percebeu, ele já havia falecido”. A vítima chegou a ser levada para o Pronto Socorro da Vila Luzita, mas não resistiu aos ferimentos.

O crime foi assistido pela filha mais velha do casal de 16 anos. “Ela pediu para não atirarem no pai. Eram muito apegados, minha neta está muito abatida.”

Trindade disse ainda que o vereador sempre ajudou a comunidade e não tinha nenhum desafeto. No entanto, segundo um amigo do parlamentar que não quis se identificar, Cosmo vinha sofrendo ameaças.

A polícia ainda não tem nenhuma informação sobre os suspeitos e trabalha com a hipótese de tentativa de assalto. Cosmo deixa a esposa grávida e três filhos adolescentes.

Amigos - O vereador Almir Cicotte (PSB) esteve no local do crime nesta manhã e acompanhou os trabalhos no IML (Instituto Médico Legal). “Santo André e o Sítio dos Vianas perderam uma grande liderança. Cosmo do Gás era humilde, um excelente pai de família e um grande amigo”, afirmou.

Já o presidente da Câmara de Santo André, Ronaldo de Castro (PRB), soube da notícia por volta das 6h. “Estamos nos dividindo para organizar o velório e dar apoio para a família. Tive um contato muito próximo com o Cosmo nas eleições do ano passado, quando trabalhamos juntos. Sempre foi um homem trabalhador, alegre e companheiro. Estava vivendo um bom momento em sua primeira legislatura. Vivemos uma grande tristeza com uma tragédia dessa”, lamentou.
 
Castro lembrou que seu último encontro com o vereador pedetista foi um café da manhã na semana passada, na Câmara. “Ele estava feliz. Falamos de família e dos desafios com os trabalhos.”
Cosmo do Gás fazia parte do G12, grupo de vereadores independentes da Câmara de Santo André, e integrava comissão permanente do Legislativo.
 
O caso é investigado pelo 4º DP (Jardim). (Com informações de Nelson Donato; foto: Marina Brandão)
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;