Memória Titulo Memória
Vera Cruz, esta desconhecida companhia de cinema
Ademir Medici
03/03/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


“Tenho uma foto que acredito que o Martinelli gostaria. Lembro do Martinelli e também do advogado André Coelho, que era do meu tempo. Acredito que a foto deve ter sido do começo de carreira do Pelé durante uma visita que fez aos estúdios da Vera Cruz. Colaborando com a gravação da cena está o meu tio, Edmundo Corradi, que trabalhou como marceneiro na Vera Cruz.”

Cf. Isa Coradi, diretamente de Itanhaém, litoral Sul de São Paulo.

A Companhia Cinematográfica Vera Cruz, graças aos seus estúdios preservados no Jardim do Mar, em São Bernardo, viveu várias fases em 65 anos de História completados em novembro. Hoje é um espaço municipal de futuro incerto, como sempre foi o seu futuro. O espaço destina-se mais a feiras e exposições, que pouco têm a ver com cinema.

A primeira fase foi a de glamour. Dos grandes filmes. Altamente documentada. Depois, os passos incertos. Num grande período, seus estúdios foram os mais utilizados para a gravação de comerciais de televisão. Como este do Pelé fazendo a propaganda da Shell e na presença de um batateiro da gema, Edmundo Corradi, nos revela a sobrinha Isa.

Temos em mão o catálogo do Quarto Centenário da Vila de Santo André da Borda do Campo, quando em 1953 foi inaugurada a Praça Quarto Centenário, em Santo André. Consagrada, a Vera Cruz está presente em várias páginas, contando sua história e falando dos seus filmes.

Eram cinco palcos de filmagem em estúdios diferentes, construindo-se o estúdio 2, numa variedade de 14 a 20 metros de altura. Pelé, em 1953, ainda estava em Bauru, nos seus 12 anos. Viria para o Santos no ano seguinte. Marcaria o primeiro gol como atleta profissional em 1956, justamente em Santo André. E aos 22 já era bicampeão do mundo.

Esta foto, prezada Isa, deve ter sido tirada em 1962, 1963, numa nova fase da Vera Cruz como espaço de publicidade.

Aos acadêmicos, fica a sugestão: inventariar os comerciais rodados na Vera Cruz. Tarefa difícil, sim, mas altamente significativa para valorizar a história do cinema e publicidade brasileiros.

Santos do dia

- Teresa Eustochio Verzeri (Bergamo, Itália, 1801 – 1852). Orientadora espiritual, evangelizadora e pedagoga. Fundou a Congregação das Filhas do Sagrado Coração de Jesus.

- Lucíolo

- Márcia

- Marino. Como Astério, soldado romano, ambos decapitados em 260. São Marino é considerado o padroeiro dos soldados.

Diário há 30 anos

Domingo, 3 de março de 1985 – ano 27, nº 5764

Manchete – Aron (Galante, prefeito de São Bernardo) admite que aumento (solicitado pelos motoristas, 30%) pode ser aplicado à tarifa

Movimento Sindical – Coferraz paga amanhã os salários atrasados.

Educação – Pais fazem mutirão para recuperação da EEPG Dr. José Martins da Silva, em Diadema.

Santo André – Estudo propõe a construção de shopping center em Santo André.

São Caetano – Faltam três quilômetros para que as obras de retificação do Tamanduateí cheguem à região. Quando isso ocorrer, poderão ser eliminados – ou amenizados – os problemas de enchentes. Reportagem: Antonio Catelani.

Em 3 de março de...

1930 – Corso de automóveis toma conta das ruas centrais de Santo André na terça-feira de Carnaval, ornamentados e com foliões fantasiados. Houve bailes no Clube do Xadrez, no Cine Teatro República e no Teatro Carlos Gomes.

Escreveu o Estadão: “O policiamento foi reforçado no dia 1º por causa das eleições e nos quatro dias de Carnaval, sob direção do delegado de polícia, Pedro Piva, não se registrando nenhum fato que desabonasse os nossos foros de cidade pacata e ordeira.”

1945 – Morre o advogado Antonio Cardoso Franco (Totó), filho do coronel Saladino Saladino Cardoso Franco, de Santo André.

1970 – Começa a baixar o nível da Represa Billings, que chegou a 96% da sua capacidade.

Hoje

Dia da Genealogia Paulista.

Dia Mundial da Vida Selvagem, comemorado pela primeira vez em 2014.

Jubileu na Vila Humaitá

Hoje, o terceiro dia da semana comemorativa ao Jubileu de Diamante da Paróquia Nossa Senhora das Graças, da Vila Humaitá, Santo André: 1955-2015.

Às 19h30, a celebração de missa pelas famílias, oficiada pelo padre Hildebrando Raimundo de Oliveira. E que bom ver o padre Hildebrando de volta à Vila Humaitá, ele que tem tantas histórias dos primórdios da vida religiosa no bairro.

“Dom Jorge me escalou para cuidar da Paróquia Nossa Senhora das Graças. Cheguei ao bairro em 3 de fevereiro de 1964”, declara padre Hildebrando no livro que focaliza os 200 anos da primeira paróquia do Grande ABC, a da Boa Viagem.

A matriz de Vila Humaitá fica à Rua Guerra Junqueiro, 201. E o seu site é www.nossasenhoradasgraças.com . 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;