Cíntia Bortotto Titulo Carreira
Suas chances na hora da entrevista
Cíntia Bortotto
02/03/2015 | 07:07
Compartilhar notícia


Você caprichou no currículo, escolheu os melhores canais para encontrar uma oportunidade e finalmente recebeu uma tão esperada ligação. Entrevista marcada para esta semana. Como se preparar para aproveitar e não deixar escapar esta chance de movimento no mercado de trabalho?

É importante ter na ponta da língua os melhores exemplos de comportamento, ler sobre a empresa e treinar. Quanto mais você participa de processos, melhor se comporta neles.

POSTURA - Prepare-se preocupando-se em colocar números e resultados atingidos para cada etapa de sua carreira. Pesquise na internet quais são as competências da empresa para a qual está tentando ingressar.

Elabore um bom exemplo de comportamento que demonstre que você tem a competência instalada, pense sempre em uma situação, o que você fez e os resultados atingidos através de sua ação. Lembre-se de que seu corpo fala e pode passar ao entrevistador sinais de insegurança, antipatia ou nervosismo. Por isso, fique atento ao seu comportamento!

Não tenha uma postura arrogante. Falo daquela pessoa que, quando você entrevista, parece que se basta e que é a melhor sob a ótica dela.

Para concorrer a uma vaga, em geral, é positivo demonstrar que se tem autoconhecimento suficiente para saber onde pode contribuir e o que pode melhorar, afinal ninguém se basta. Postura que não se mostra: é aquela pessoa que não se prepara para a entrevista e não sabe trazer bons exemplos de comportamento ou traduzir sua experiência em resultados quando perguntado.

Procure não falar demais para não se perder nas respostas. Alguns candidatos falam muito e acabam se perdendo e cansando o entrevistador, que tem um tempo para falar com a pessoa. Isso pode contar negativamente.

Mostre que você sabe o que quer. As empresas não gostam daquelas pessoas que se deixam levar pela vida, sem tomar conta dela por meio de escolhas conscientes.

Este tipo de candidato demonstra que aceitou de bom grado tudo que a vida lhe ofereceu, mas não tomou a frente, fazendo escolhas e, em geral, não tem um plano a cerca do que quer em termos de carreira.

AUTOCONHECIMENTO - O principal aliado para evitar os erros no processo seletivo é o autoconhecimento. Quando se sabe quais são os pontos a desenvolver, fica mais fácil de se preparar para quando eles forem investigados. Quem se conhece, faz isso de forma natural e madura.

No mais, seja você, demonstre interesse genuíno pela vaga.

Se você está prestes a fazer uma entrevista de emprego, fica meu desejo: siga confiante e boa sorte! 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;