Setecidades Titulo
Refrigerante traz cárie, gastrite e obesidade
Márcia Pinna Raspanti
Do Diário do Grande ABC
17/03/2001 | 16:16
Compartilhar notícia


O hábito de beber refrigerantes, cada vez mais popular entre adultos e crianças, pode trazer conseqüências sérias à saúde, principalmente se a ingestão for constante e em grandes quantidades. Problemas digestivos, obesidade e até cáries podem ser resultado da verdadeira paixão, à primeira vista inocente, que algumas pessoas têm por esse tipo de bebida.

Segundo o endocrinologista Fadlo Fraige Filho, da Faculdade de Medicina do ABC, os refrigerantes só têm calorias e nenhum valor nutritivo. “As pessoas acabam substituindo bebidas mais saudáveis pelos refrigerantes. É um péssimo hábito que contribui para a obesidade”, disse. O especialista recomenda ainda que qualquer líquido seja ingerido uma hora antes ou duas horas após as refeições.

Quanto aos refrigerantes light, que praticamente não possuem calorias, Fraige Filho disse que, apesar de não acarretarem problemas com a balança, não contribuem em nada para uma alimentação saudável. “É melhor beber suco de frutas, chá ou água – a mais saudável de todas as bebidas, que hidrata e não tem valor calórico”, informou.

O gastroenterologista João Luís Miranda Rocha, responsável pelo pronto-atendimento do Hospital Brasil, também recomenda a redução do consumo de refrigerantes. “Estas bebidas são muito ácidas e dificultam a digestão. Se associadas com alimentos que produzem fermentação (frituras, chocolates e gorduras) o resultado é pior ainda”, informou.

Miranda Rocha disse que podem aparecer sintomas como azia, sensação de estufamento e até gastrites. “Tenho atendido muitas crianças e jovens com gastrite. Na maioria das vezes, são pessoas que tomam muito refrigerante, quase todos os dias”, contou.

A grande quantidade de açúcar presente nos refrigerantes também prejudica a saúde dos dentes. “As pessoas se esquecem de escovar os dentes imediatamente após beber refrigerante. O resultado é o aumento da incidência de cáries”, informou o odonto-pediatra e ortodontista Fábio Bibancos.

Para os dentes, não há diferença entre os refrigerantes comuns e os light. “Ambos criam placa bacteriana”, disse Bibancos. O especialista lembrou que as bebidas do tipo cola podem causar o escurecimento dos dentes. “É como o café. Sem a higienização adequada, pode trazer problemas”, disse.

Paixão – Apesar de todas as advertências dos especialistas, algumas pessoas simplesmente não conseguem viver sem os refrigerantes. “Não fico sem Coca-Cola, é a única bebida que mata a minha sede. Além disso, me dá energia quando estou cansada”, contou a gerente administrativa Fabiane Ambrogi, 29 anos, que chega beber mais de um litro da bebida por dia.

Fabiane disse que não tem problemas digestivos, nem cáries. “Estou acima do peso, mas não é só culpa do refrigerante: tenho uma alimentação pouco saudável também”, admitiu.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;