Memória Titulo Memória
Padre Lustosa e TAÍ, a vitória em São Bernardo

É mentira. Ninguém apostou nada...

Ademir Medici
20/02/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


“É mentira. Ninguém apostou nada. Não sei porque ele falou essa asneira.”

Ademar de Barros, do Ocara, desmentindo Arcisio Xavier, da Estação Primeira, que na véspera havia falado numa aposta em que o adversário deixaria o Carnaval se o Ocara perdesse. E ainda desfilaria sem roupa pela cidade.

Cf. Diário, 22-2-1985.

“Dentre os inúmeros automóveis e caminhões ornamentados que se viam na Avenida (Paulista), destacava-se o elegante veículo-reclame do chocolate Lacta, o qual se apresentava adornado com flores, festões e bandeirolas, e guarnecido por gentis senhoritas que distribuíam amostras daquele produto da fábrica Zanotta, Lorenzi & Companhia”.

O Estado de S. Paulo, 19-2-1920.

No Carnaval 1985 em São Bernardo, deu Mocidade Independente Padre Lustosa, na categoria de escolas de samba, e TAÍ, bicampeão, novamente o melhor entre os blocos do 1º Grupo, com direito a quadros de honra no Diário.

O Teatro Cacilda Becker foi o prolongamento da Avenida Kennedy, com direito a aplausos e vaias, gritos de guerra e batucada, e uma bronca do vice-prefeito Walter Demarchi.

“Faltou muita coisa nos desfiles. No todo, nós somos os culpados. Mas o único prejudicado é o povo que vai na avenida esperando um bom espetáculo. Precisamos levar o Carnaval a sério”, bronqueou Demarchi.

As vaias, gerais, atingiram Idalmo Brandão, presidente da União das Escolas de Samba e Blocos de São Bernardo: “Fora Brandão”, gritavam todos, ao que Brandão respondeu: “Minha saída não vai refrescar em nada. O que o Carnaval de São Bernardo precisa é de conscientização por parte dos derrotados”.

Mesmo a sambista e vice-presidente da Uesb, Natália Rodrigues do Amaral, que não conseguiu dar o bicampeonato à sua escola, a Rosas Negras, chegou a ser parcialmente vaiada. Quando foram ensaiados os primeiros apupos, porém, o restante do teatro veio em socorro a Natalia, aplaudindo-a.

Por sinal, a campeã Padre Lustosa havia sido, no passado, uma das alas da Rosas Negras. Mas cresceu tanto que resolveu ser independente, transformando-se na mais nova campeã de São Bernardo... 30 anos atrás!

Diário há 30 anos

Quarta-feira, 20 de fevereiro de 1985 – ano 27, nº 5754

Manchete – Escolas campeãs de Mauá e Santo André saem hoje; bloco TAÍ, franco favorito em São Bernardo, o único a usar tema local para enredo: ‘A Vera Cruz e o legendário Martinelli’

Em 20 de fevereiro de...

1915 – A guerra. Manchete do Estadão: ‘Os franceses na região de Arras e na Champagne repelem os contra-ataques dos alemães para retomar posições perdidas’.

1920 – Organizada a indústria C. Fabrini Ltda, que assume o ativo e o passivo da firma Caetano Fabrini. Décadas depois, a empresa mudaria de São Paulo para a Via Anchieta, em São Bernardo.

1930 – Prorrogado o prazo para entrega das plantas e relatório da estrada revestida de concreto na interligação São Paulo a Santos. O governo do Estado planejava a construção da Via Anchieta.

1970 – CTBC (Companhia Telefônica da Borda do Campo) inicia a substituição do sistema telefônico em Diadema: com a troca de cabos, a cidade fica isolada.

- João Café Filho, ex-presidente da República, falece no Rio de Janeiro, aos 71 anos.

1975 – Estreia no Teatro Municipal de Santo André a peça Quarto de Empregada, de Roberto Freire. No elenco, Isabel de Lizandra e Ruthinéia de Morais.

- O jogador Moreno, da Seleção Brasileira, volta a Santo André, ao trocar o Paulistano pela Associação São Justo.

- Começa a decisão do Paulista de Basquete Feminino, com a vitória do clube Fundação, de São Caetano, sobre a Pirelli por 81 a 65, em Santo André.

Santos do dia

- Santo Eleutério (nome de origem grega que significa ‘livre’). Viveu no século 7. Chamado de ‘Pai venerável’ por São Gregório Magno.

- Leão de Catânia

- Margarida de Cortona (Itália 1247-1297). Religiosa da Ordem Terceira de São Francisco

- Nilo

- Zenóbio 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;