Setecidades Titulo Bairro Fundação
São Caetano realiza limpeza de imóvel onde vive acumulador

Aposentado sofre de síndrome de Diógenes e coleciona objetos

Renato Cunha
Especial para o Diário
19/02/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


A Prefeitura de São Caetano iniciou ontem limpeza de residência no bairro Fundação que pertence a portador da síndrome de Diógenes. Carlos Alberto Lagrotélia, 62 anos, acumulava objetos com pouco ou nenhum valor no imóvel onde mora, na Rua Rio Branco.

A remoção dos itens deve durar até o fim de semana. Em meio aos restos de alimentos, fios e brinquedos, foram encontradas coisas inusitadas, como uma Kombi com placa amarela de Rondônia e até calcinhas que o aposentado diz terem sido dadas a ele por mulheres. Havia também geladeiras e televisores na casa.

A ação foi realizada por meio de parceria entre GCM (Guarda Civil Municipal), Vigilância Sanitária, CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), Defesa Civil e Assistência Social da cidade, além da Sociedade Amigos do Bairro Fundação.

O presidente da entidade e vizinho da residência, Luís Antônio de Carvalho, 64, conta que há muito tempo os moradores aguardam providência por parte das autoridades e também do próprio Lagrotélia. “Disseram que persiste há oito anos, mas acredito que seja mais. É um problema de Saúde pública. Uma vizinha chegou a matar baratas de baciada. Ele já levou multas. Mesmo assim, continuou acumulando.”

Carvalho se mostrou satisfeito com a ação da Prefeitura. “É um alívio. Sinceramente, estou feliz. Até porque o estamos ajudando também. Tomara que ele se trate e tome juízo.”

Um dos responsáveis pela realização da limpeza é o procurador municipal Roberto Martinez, que deixa claro que o procedimento está totalmente dentro da lei. “O problema desse morador se arrasta por dez anos. A Prefeitura tentou dialogar sem sucesso. Diante disso, fomos obrigados a recorrer ao Judiciário. Conseguimos liminar para fazer a limpeza. Depois será realizada a higienização do local. Há ameaça inclusive de dengue.”

O procurador garante que Lagrotélia terá acompanhamento. “A Prefeitura vai oferecer apoio social e psicológico para que a gente tente ressocializá-lo.”

A síndrome de Diógenes é caracterizada, principalmente, por descuido extremo com a casa, fazendo com que a pessoa acumule lixo e colecione itens sem valor. Alguns casos podem ocasionar isolamento social. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;