Cultura & Lazer Titulo
Nova trama de Manoel Carlos tem tudo para agradar
Patrícia Vilani
Enviada pelo Diário ao Rio
03/02/2003 | 18:07
Compartilhar notícia


Em clima de muita descontração, o elenco da nova trama das oito, Mulheres Apaixonadas, se reuniu nesta segunda na Central Globo de Produções, no Rio, para a apresentação da equipe à imprensa. Escrita por Manoel Carlos e com direção de núcleo de Ricardo Waddington, a novela que substituirá Esperança na grade da emissora carioca retratará o cotidiano e as relações amorosas de mulheres, que são típicos do universo de Maneco. Sua protagonista, como manda a tradição dos textos do autor, será Helena, que pela primeira vez é vivida por Christiane Torloni – o papel já foi duas vezes de Regina Duarte e uma de Vera Fisher, Maitê Proença e Lilian Lemmertz.

“O elenco está muito unido e espero que todos fiquem felizes com o que escrevo”, disse Maneco, que chegou a pedir que a novela, que estréia no próximo dia 17, fosse adiada para depois do Carnaval, para que a audiência não fosse prejudicada.

Mas será difícil Mulheres Apaixonadas não cair nas graças do público, como aconteceu com Laços de Família. Haverá, como na novela anterior de Maneco, tórridos casos de amor e muita polêmica. Dois casais, pelos menos, devem chamar a atenção do público. Um vivido pelos personagens de Suzana Vieira e Rafael Calomeni (patroa coroa e empregado brotinho) e o outro, por Helena Ranaldi e Pedro Furtado (professora trintona e aluno adolescente).

“A Larissa será forte, determinada, muito parecida comigo. Será uma Branca (de Por Amor) do bem. Uma de suas frases é: ‘Não é que eu queira dominar o mundo, é que eu preciso para fazer as coisas funcionarem’”, disse Suzana, em entrevista ao Diário. “Com esses relacionamentos de mulheres mais velhas com rapazes, o Maneco quer provar que isso é possível. Insegurança há sempre. Quem ama, tem medo de perder”, afirmou a atriz.

Se depender do ânimo do elenco, Mulheres Apaixonadas tem tudo para alavancar a audiência do horário das oito, que está estacionada nos 30 e poucos pontos com Esperança. Tony Ramos, veterano nas parcerias de Waddington e Maneco, é um dos mais animados com a nova novela. “É uma alegria trabalhar mais uma vez com essa dupla. Nós nos conhecemos pelo olhar. Eu capto tudo que eles querem com muita rapidez. O texto do Maneco é um primor. A dimensão do que ele aborda, com pequenas coisas, é impressionante. Fazer o simples é muito difícil e ele faz isso muito bem”, disse.

Maria Padilha, que fará uma das irmãs de Helena, engrossa o coro. “Meu primeiro trabalho com o Maneco foi em Água Viva. Mas eu estava iniciando a carreira, ainda não sabia nada sobre ele. Considero essa a minha estréia”, afirmou.

Outra novidade de Mulheres Apaixonadas é a volta de Giulia Gam para a TV. A ex-senhora Pedro Bial é a outra irmã da personagem de Christiane Torloni. “Eu fiquei muito tempo me dedicando somente ao teatro. Minha formação ideológica se deu com o Antunes Filho, antes de eu entrar na TV Globo. Tinha um preconceito enorme com a TV. Hoje vejo como um trabalho que faço para o público. Eu me esvazio na TV, me dou mesmo, e me alimento no teatro”, afirmou.

Carolina Dieckman, outra colaboradora marcante de Maneco – ela chamou a atenção em Laços de Família ao raspar o cabelo em cena – terá um papel completamente diferente da antiga personagem, que sofria de leucemia. “A Edwiges gosta de praia, de praticar esportes. Será super alto astral”, disse. “Estou encantada com a personagem. Foi, na verdade, um presente do Maneco, que quis me dar um papel completamente diferente. Posso mostrar, com isso, que sou versátil”.

O merchandising social também será um dos destaques da novela. Depois da campanha de doação de medula levantada por Laços de Família, Mulheres Apaixonadas tratará da questão dos idosos. “Cuidarei para dar realce ao problemas da terceira idade por meio de dois personagens, Flora e Leopoldo, que são interpretados por Louzadinha e Carmen Silva. Quero mostrar que os idosos são relegados a um plano inferior no nosso país”, disse Maneco.

A jornalista viajou a convite da Rede Globo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;