Memória Titulo Memória
O mato encobre as escadarias da Capela do Pilar

Para a construção da Capela do Pilar, o capitão Antonio Corrêa de Lemos...

Ademir Medici
12/02/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


“Para a construção da Capela do Pilar, o capitão Antonio Corrêa de Lemos efetuou um empréstimo e hipotecou sua própria casa, em São Paulo. Ele foi batizado na Capela do Pilar, em 1730, pelo padre João Bernardo de Jesus, religioso do Carmo. A Igreja reconhecia na figura do capitão o protetor da ermida.”

Cf. Wanderley dos Santos, Antecedentes Históricos do ABC Paulista: 1550-1892, PMSBC, 1992.

“Caso um turista queira conhecer a capela terá que trazer na bagagem uma foice para ir cortando o mato que encobre suas escadarias”, disse anteontem, aqui em Memória, a professora Valdelice Conceição dos Santos. E não é força de expressão. Basta observar as fotos hoje.

A Capela do Pilar Velho não pode ser tratada assim, tão tristemente. Em mutirão, operários municipais, bem orientados, poderiam se encarregar, com orgulho, de capinar o mato e deixar em ordem esta pérola da ‘Pérola da Serra’.

Observações de uma professora – 2

Texto: Valdelice Conceição dos Santos

O caso da torre em deterioração vem sendo registrado há algumas semanas. Não tive oportunidade de entrar em contato com nenhum dos órgãos responsáveis. Mas outros locais considerados cartões de visita da cidade passam pelo mesmo problema.

O que esperar do poder público municipal? No mínimo, uma resposta em forma de ação concreta. Se Ribeirão Pires é estância turística, também por essa razão deve cuidar com carinho redobrado dos pontos de atração e de caráter histórico-cultural.

A construção azul da foto fica na área onde se realizam as apresentações culturais. Tirei a foto para mostrar um pouco da situação de descuido, o mato, a faixa caída, a falta de conservação. Ocorre que apenas nas vésperas da Festa de Nossa Senhora do Pilar eles fazem o trabalho de limpeza, como o corte do mato, passam uma cal como pintura e no restante do ano o local fica nessa situação, como demonstram as fotos da escadaria e arredores.

Eu teria vergonha de levar uma visita, um turista para conhecer um ponto histórico tão importante mas em tão péssima condição de preservação, lembrando que, segundo o decreto de tombamento, aproximadamente 45 mil m² de terreno envoltório também constam como bem tombado, fato esse que merecia um cuidado especial pela administração pública, considerando, sobretudo, que a cidade recebe uma verba pelo título de estância turística que deveria estar sendo aplicada também na conservação dessas áreas.

Na verdade, todas essas questões a Memória do Diário já publicou várias vezes, mas não custa repetir: ‘Diz a lenda’ que o ato de repetir determinados assuntos provoca um certo interesse pelo mesmo. Vamos crer que sim.

O LADO DA PREFEITURA

A Secretaria de Cultura e Turismo já tomou providências imediatas assim que foi notificada da queda de um pedaço da telha localizada na Capela Nossa Senhora do Pilar.

Enviamos ao Condephaat/SP, aos cuidados da Coordenadora do UPPH, senhora Valéria Domingos, notificação sobre o ocorrido.

Do mesmo modo, abrimos processo administrativo, juntamos a documentação necessária e autuamos tudo, incluindo a vistoria e laudo da Defesa Civil.

Inclusive, notificamos o Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural e Natural (órgão municipal).

Marcílio Duarte, secretário adjunto de Cultura, Secretaria de Cultura e Turismo, (Núcleo Permanente de Gestão Cultural).

Diário há 30 anos

Terça-feira, 12 de fevereiro de 1985 – ano 27, nº 5747

Manchete – Tancredo (presidente eleito) relata viagem e anuncia plano de 100 dias

Grande ABC – Fortes chuvas alagam a região. Santo André e São Caetano são as cidades mais atingidas.

Diadema – EE João de Melo Macedo é invadida e destruída.

Transportes – Metrô iniciará implantação do trólebus em São Bernardo.

Religiosidade – Inaugurado domingo o centro comunitário São João Bosco, no bairro Valparaíso, em Santo André, com missa celebrada pelo bispo diocesano, dom Cláudio Hummes.

Santos do dia

- Eulália (Espanha, Barcelona: 290-304). Condenada à morte aos 14 anos pelas suas convicções cristãs.

- Antonio de Constantinopla

- Etevaldo

Em 12 de fevereiro de...

1885 – Começa a funcionar o observatório meteorológico de Santos, à Rua Dr. Cokrane.

1915 – A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘Encontro de aviões alemães e franceses no Norte’.

- Junta de Revisão Eleitoral de São Bernardo pede qualificação de mais 200 pessoas. Com isso, o número de eleitores na região subirá a 1.300.

1930 – Câmara de São Bernardo encaminha à Comissão de Justiça e Contas o projeto de lei número 2, daquele ano, dispondo sobre o funcionalismo municipal, registro, admissão, licenças, suspensões, demissões e aposentadorias.

1945 – Presidente Roosevelt envia mensagem ao Congresso americano propondo a criação do Fundo Monetário Internacional.

- A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘Bombas brasileiras sobre posições nazistas na Itália’.

1970 – Metalúrgicos pleiteiam reajuste de 35% em Santo André.

- Associação Brasileira de Imprensa condena processos de censura. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;