Setecidades Titulo
Vigilância proíbe cobrir garrafão de água mineral com plástico
Do Diário do Grande ABC
12/05/2004 | 21:19
Compartilhar notícia


As envasadoras de garrafões retornáveis de água mineral ou potável estão proibidas de utilizar filme plástico na parte externa dos garrafões e têm 30 dias para eliminar o material dos vasilhames disponíveis no mercado. A decisão foi publicada nesta quarta no Diário Oficial pela diretoria técnica da Vigilância Sanitária de São Paulo e se baseia no excesso de poeira e contaminantes que o filme plástico pode atrair.

O objetivo da medida é garantir a integridade do produto sem alteração de suas características físico-químicas e microbiológicas. Diz o documento que as embalagens plásticas podem introduzir compostos químicos na água, provocando a contaminação por esporos de fungos e bactérias. Outro dano que o plástico pode causar é a retenção de água entre a película do plástico e a parede do garrafão, o que leva ao desenvolvimento excessivo de contaminantes.

Decorrido o prazo, os garrafões serão inutilizados pelos órgãos da Vigilância Sanitária e os fabricantes poderão ser penalizados por medidas legais cabíveis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;