Economia Titulo
Chile e China negociam acordo de livre comércio
Da AFP
12/09/2005 | 16:58
Compartilhar notícia


O Chile e a China começam nesta segunda-feira mais uma etapa de discussões com a intenção de fechar, ainda neste anos, um Tratado de Livre Comércio. As equipes técnicas de ambos os países estão reunidas para a quarta rodada de negociações em Santiago.

Os representantes das duas nações pretendem avançar nos temas de acesso a mercado, meio ambiente e defesa comercial, dentro das negociações que vêm sendo realizadas sem dificuldades, segundo fontes da chancelaria chilena.

O teor das negociações na capital chilena deve marcar a fase final do acordo e esclarecer se será possível encerrar as discussões nos próximos três meses, antes do ano terminar, acrescentaram as fontes.

As negociações foram oficialmente iniciadas em 25 de janeiro em Pequim, depois que o presidente Ricardo Lagos e seu colega chinês, Hu Jintao, anunciaram as negociações durante a cúpula do Fórum de Cooperação Econômica da Ásia e Pacífico em Santiago, em 2004.

Estes projetos de tratados se somam aos acordos de livre comércio que o Chile mantém vigentes com os Estados Unidos, a União Européia, a Coréia do Sul, o México e o Canadá.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;