Cultura & Lazer Titulo
Cientista teria inspirado Mary Shelley a escrever Frankestein
Do Diário OnLine
02/05/2002 | 11:19
Compartilhar notícia


Um cientista escocês pouco conhecido teria inspirado a escritora Mary Shelley a produzir seu clássico livro gótico Frankestein. De acordo com um estudante de doutorado britânico, o cientista James Lind, professor do marido de Shelley, serviu de inspiração para o personagem fictício que deu vida a um dos monstros mais famosos do mundo.

Em um artigo publicado no diário da Real Sociedade de Medicina, Christopher Goulding, da Universidade de Newcastle, escreveu que Shelley ficou interessada quando Lind contou a seu marido sobre as experiências que estava conduzindo.

"Alguns detalhes sobre as origens do livro 'Frankenstein' surgiram já em sua introdução à edição de 1831, na qual a autora descreve como foi 'testemunha silenciosa' das discussões filosóficas mantidas por seu marido e o lorde Byron", disse Goulding. Físico e filósofo por natureza, nascido em 1736, Lind foi um dos primeiros a realizar, na Inglaterra, experimentos eletromédicos — um processo que faz com que os músculos mortos se movam com uma corrente elétrica.

Mary Shelley tinha apenas 18 anos em 1816, quando escreveu "Frankenstein", na mansão do poeta lorde Byron, às margens do lago de Genebra. Em seu trabalho, Goulding destaca que a autora estava mais interessada nas conseqüências morais da investigação do que nos detalhes científicos.

"A obra de Shelley é muito vaga na parte que trata da criação do monstro. Não há nada daquela cena de laboratório que costuma ser representada nos filmes", concluiu Goulding.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;