Palavra do Leitor Titulo Artigo
Carnaval: já se planejou?

O período de início de ano, juntamente com as férias, é sempre um pouco complicado, principalmente quando se fala de orçamento financeiro

Do Diário do Grande ABC
09/02/2015 | 08:44
Compartilhar notícia


Artigo

O período de início de ano, juntamente com as férias, é sempre um pouco complicado, principalmente quando se fala de orçamento financeiro, porque os gastos acabam sendo maiores. A rotina vai voltando ao normal, mas logo já chega o Carnaval, trazendo mais despesas. Por isso, deve-se fazer um bom planejamento, evitando problemas.

Se não parar para fazer as contas, não terá como saber se poderá realizar uma viagem em família ou com os amigos ou se terá que fazer algo mais econômico, como curtir os blocos de rua. Sendo assim, o primeiro passo é ter um diagnóstico financeiro, ou seja, saber em que situação se encontra: endividado, equilibrado ou investidor.

Caso esteja com dívidas acumuladas, talvez seja melhor não adquirir mais uma agora. Pesquise e veja uma opção mais barata. Mesmo que seja uma festa na cidade mesmo, tem o custo da roupa, da entrada, das bebidas e comidas. É preciso tomar cuidado e tentar ao máximo economizar. Se não for cauteloso, há grandes chances de o que era para ser um momento de descontração e alegria, se tornar um longo período de preocupação.

Esse planejamento faz parte do processo de educação financeira, que ainda não é realidade para boa parte da população. Na vida, o que deve ser priorizado são os sonhos, os objetivos, por isso é preciso praticar o consumo consciente e não os gastos imediatistas e não programados.

Aos que se encontram em uma situação financeira equilibrada, o momento também é de cautela, até porque, os equilibrados não possuem dívidas, mas também não possuem reserva financeira, o que significa que qualquer passo maior que a perna pode transformá-los em endividados, chegando até a serem inadimplentes. Procure saber minuciosamente o seu orçamento e busque por opções de diversão que caibam no seu bolso.

Agora, se você já está preparado financeiramente para curtir o Carnaval, desenvolvi algumas orientações práticas para auxiliar nesse momento:

Dá para economizar em tudo, inclusive na fantasia. Talvez, dê para usar a mesma do ano passado ou pegar uma emprestada com um amigo.

Cuidado com a bebida alcoólica! Exagerar nesse quesito não fará bem para a sua saúde física e nem para a financeira.

Se for viajar, tente prever todas as despesas que terá durante e depois.

Se a situação financeira estiver realmente complicada, não desanime. Faça algo mais simples este ano e já comece a se planejar para o próximo.

Reinaldo Domingos é educador financeiro, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros e autor do best-seller Terapia Financeira, dos lançamentos Papo Empreendedor e Sabedoria Financeira.

Palavra do leitor

Estado de direito
O estado de direito democrático é uma premissa legal. Porém, não pode seguir cega e tolerantemente os atalhos com vícios apenas para a presunção da inocência mormente quando se trata de políticos delituosos, contumazes da prática contínua, desafiando leis. A credibilidade às instituições públicas e a confiança da sociedade estão sendo colocadas à prova, pois a regular aplicação das leis são desafiadoramente transfiguradas por quadrilhas trilhonárias, reputando riscos à ordem pública brasileira. As sombrias, mas constantes e atuantes, presenças na lucubração subentendida mantém aparelhados a qualquer custo, a despeito de tantas violações e num escândalo da excrescência sem conta no maior roubo a cofres públicos do mundo. Tantas corregedorias não se atrevem ao menos desconfiar de presidentes, governos, ex presidentes etc... Hábeis e despreocupados incentivadores para que seus sectos se sintam inatingíveis, esvaziando possibilidades de suspeições e desqualificando o judiciário, num destilar de poderio acima do bem e do mau. A sociedade espera uma resposta da Justiça.
Paulo Rogério Bolas
Santo André

Dilma
Por favor doutora Dilma, peça para ir ao banheiro e renuncie o quanto antes. A senhora não tem a menor condição e a mínima competência de continuar no cargo,bem como seu antecessor também não tinha. Só escapou da degola porque deram mole. A senhora acaba de nomear para a presidência da Petrobras um picareta que emprestou dinheiro do Banco do Brasil de modo fraudulento. Qual que é a intenção, limpar o resto da sujeira que a senhora e seu padrinho deixaram para trás, já que esse senhor é pau mandado de Lula? Duro vai ser engolir seu vice, mas nada pode ser pior que a senhora.
Nelson Mendes
São Bernardo

Arrependimento
Ah, se a eleição presidencial fosse hoje, certamente a Dilma jamais teria sido reeleita! É o que o Instituto Datafolha revela na pesquisa que acaba de divulgar, porque nos quesitos ótimo/bom o governo Dilma, cai na avaliação dos entrevistados dos 42% em dezembro, para 23% em fevereiro! Sinal evidente que os eleitores chegaram à conclusão que não passou de um grande estelionato eleitoral a campanha da presidente! Porque se em outubro, mês do pleito, a situação econômica já era ruim, hoje se revela desastrosa pelos monstruosos deficits anunciados nas contas públicas! O que vem exigindo decisões mais do que cirúrgicas do ministro da Fazenda, Joaquim Levy para tentar consertar o estrago e recuperar a confiança dos investidores! Mas, como previsto, a inflação está acima do teto da meta, e atingiu os 7,14% em janeiro! E além dos que já ocorreram, reajustes de até 50% nos preços de energia elétrica devem se materializar em 2015, incluindo até racionamento! Com o crédito caro e seletivo, e economia estagnada, a alta do desemprego já esta no radar. E como dolorosa solução, impostos sobem, e benefícios sociais são reduzidos. Ou seja, tudo conforme previam há tempos os analistas de mercado, e também indicava que ocorreria o candidato do PSDB, Aécio Neves. E não é por outra razão que os índices nesta pesquisa de ruim ou péssimo do governo Dilma, que era em dezembro de 23%, subiram para 44%!
Paulo Panossian
São Carlos ( SP)

Seca
Casualmente foi descoberto uma equipe composta de 12 geólogos dos mais competentes do mundo, contratados pelo Partido dos Trabalhadores, que atuam executando missão de pesquisa em diversos estados do Brasil com a finalidade de acharem uma explicação viável sobre a seca que vem atingindo o País neste ano e com reflexos advindo de anos anteriores. Após vários meses de trabalhos sigilosos, esses exímios profissionais chegaram à conclusão do real motivo da seca, concluíram eles: ‘a falta de água que vem atingindo o País é devido a grande lavagem de dinheiro feita pelos petralhas’.
Benome Augusto de Paiva
Capital

Carnaval
Povo marcado, mas povo feliz? Só se ouve falar em escolas de samba, folia, blocos carnavalescos com nomes esquisitos e por aí afora. O povo não está nem aí com as desfaçatezes do governo, muito menos com a inflação, crise hídrica, o encarecimento da cesta básica, gasolina... É isso, cada governo tem o povo que merece. Ou será que é ao contrário? Na verdade, tanto faz!
José Marques
Capital

Petrobras
A indicação de um amigo para o cargo maior da Petrobras só reforça a tese de falcatruas orientadas pelo partido, agindo assim só será noticiado e dado conhecimento do que melhor lhes aprouver, daí esta desconfiança no mercado financeiro, faltou-lhe inteligência mais uma vez na escolha do nome. Dicas foram dadas em profusão, agora é torcer para Bendine ter nas mangas algo que todos desconhecemos pois de petróleo ele não entende, talvez entenda de coisas que agrade ao PT.
Júlio José de Melo
Sete Lagoas (MG) 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;