Setecidades Titulo Segurança
Vizinhos se unem contra cracolândia

Entorno do Conjunto Vila Guiomar, em Santo André, está tomado por moradores de rua

Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC
06/02/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Os moradores do Conjunto Vila Guiomar, em Santo André, protestaram na tarde de ontem contra a formação de cracolândia no bairro. Cerca de 40 pessoas saíram da Praça da Conquista rumo à Câmara Municipal, onde utilizaram a tribuna do espaço.

Segundo o engenheiro Waldomiro Pedro do Nascimento, 61 anos, os moradores tiveram a iniciativa de se reunir após diversas tentativas de ser ouvidos pelo poder público. “Já viemos até a Prefeitura, falamos com vereadores, participamos do Conseg (Conselho de Segurança) e nada acontece. Então, esta semana nos reunimos e achamos que algo mais efetivo precisa ser feito.”

Conforme Nascimento, há média de 100 moradores de rua no entorno dos prédios, mas nem todos são usuários de drogas. O problema já dura cinco anos. “Primeiramente, queríamos aumento do patrulhamento da GCM (Guarda Civil Municipal) e da PM (Polícia Militar). Isso já aumentaria a segurança. Porém, algumas daquelas pessoas precisam ser tratadas”, afirmou.

A esteticista Keli Vieira do Carmo, 44, mora no local há 30 anos. Ela tem um filho de 6 anos e contou que não o deixa brincar na praça. “Temos um espaço ótimo e muito verde ao redor, porém, não levamos as crianças para que não fiquem expostas. Estamos num ponto em que não podemos abrir a janela porque o que vemos é só coisa ruim.”

A assistente parlamentar Mirian Fonseca de Matos, 53, que mora no bairro desde que nasceu, também lamenta a situação. “Naquele calor que estava fazendo a gente não podia nem abrir a janela por conta do medo. Muitas vezes você quer receber alguém, mas tem vergonha e medo por essa pessoa, já que há muitos assaltos por aqui.”

Um morador que não quis se identificar contou que precisa buscar a filha no ponto de ônibus. “Não confio que ela faça esse trajeto a pé.”

O ator Ronaldo Donizete Barbosa, 39, foi quem representou os moradores no plenário. “Vim em nome da minha filha de 6 anos e de todos os moradores. Sonho para ela um mundo diferente desse. Os vereadores não ficariam revoltados se isso fosse na porta da casa de vocês?”

Questionada pela equipe do Diário, a Prefeitura informou que agendou uma reunião para discutir o assunto na segunda feira, dia 9, às 15h. Estarão presentes representantes do Executivo, Legislativo e da comissão de moradores do Conjunto Vila Guiomar.

A Pasta afirmou que realiza trabalho frequente e diário de abordagem desse público por duas ações integradas. A Secretaria de Inclusão Social possui o Centro POP Rua, especializado na abordagem das pessoas em situação de rua.

Já a Secretaria da Saúde vai até o local, três vezes por semana, com a equipe do consultório na rua. Trata-se de uma van que oferece cuidados e encaminhamentos aos moradores em situação de vulnerabilidade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;