Memória Titulo Memória
Avança o 13º Congresso
Ademir Medici
06/02/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


“Adorei. Hoje de manhã estava comentando na escola sobre o congresso com o professor Gerson, de História. Ele também já foi meu aluno aqui na Dom Gaspar. Ele me perguntou como poderia participar. A resposta achei na sua matéria. Amanhã vou falar com a Fátima (diretora) e ele e, com certeza, vão topar. Espero realmente que possamos levar os alunos. Ótima a matéria sobre a nossa represa. E amei a foto das professoras da EE Maria Iracema Munhoz.”

Professora Silvana Lampi, da EE Dom José Gaspar, de Ribeirão Pires

O ápice do 13º Congresso de História do Grande ABC será em setembro. Mas, sempre dizemos, o congresso começa com os preparativos e todos os debates, mesmo às vezes amargos. Se soubermos separar as coisas, eliminar as vaidades, a tênue composição da história do Grande ABC prosperará.

Seguimos com as observações do coordenador do 13º Congresso, Marcílio Duarte, em plena trégua de ambos os lados.

- Na nossa troca de e-mails, Memória considerou que na organização do Congresso de História ocorreram interrupções e mudanças bruscas em torno das providências necessárias. Marcílio prefere dizer que os ocorridos são trâmites normais no poder público.

- Houve a exoneração do coordenador anterior, também chamado presidente, igualmente indicado pela Prefeitura, Gláucio Gonzáles. Com a vaga, Marcílio assumiu interinamente a organização.

Marcílio diz que foi adiantado o que estava parado. Foram feitas revisões gerais na organização, “porque as inconsistências eram muitas.”

- Quanto à coordenação, Marcílio lembra que há um comitê executivo da Prefeitura de Ribeirão Pires que cuidará dos trâmites cabíveis uma vez que estão revestidos de cargos públicos.

E há uma comissão organizadora formada por voluntários das setes cidades. Para Marcílio, as decisões não são centralizadas: “Não estamos fazendo nada além de acatar o que o colegiado propõe e delibera.”

Ótimo, dizemos nós.

Continua.

IMAGENS

Do álbum organizado pela professora-historiadora Silvana Lampi, da EE Dom José Gaspar, de Ribeirão Pires:

- Na festa dos 90 anos da criação da Escolas Reunidas de Ribeirão Pires (1921-2011), a presença dos professores atuais.

- Logotipo idealizado por Silvana para marcar os 90 anos da Escolas Reunidas.

Diário há 30 anos

Quarta-feira, 6 de fevereiro de 1985 – ano 27, nº 5742

Manchete – Mal assume, mesa de Mauá (Câmara) quer criar 22 novos cargos

Economia – INPC supera a inflação e bate recorde de 81%.

Movimento Sindical – Operários da KS Pistões (Santo André) se mantêm em greve; prossegue paralisação na Toyota (São Bernardo).

Santo André – Cidade terá 70 quilômetros de redes de água remanejadas em 1985.

Em 6 de fevereiro de...

1915 – Médico Antonio Justiniano de Carvalho, clínico da Capital, visita a Estação São Bernardo, hoje Centro de Santo André.

- A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘Ação dos aeroplanos alemães na Bélgica.’

1930 – Em apoio às candidaturas de Getúlio Vargas e João Pessoa, à presidência e vice-presidência da República, o Partido Democrático reconhece o novo diretório em São Caetano. Na presidência, Zacharias Alves de Mello. Entre os membros, Arthemio Veronesi.

- Em sua primeira sessão ordinária de 1930, a Câmara de São Bernardo defere subvenção anual à Rádio Educadora Paulista.

1935 – Lançado nos Estados Unidos o jogo de mesa banco imobiliário (Monopoly), um dos mais populares do mundo.

1955 – Uma antiga árvore, plantada pelo fundador do Rotary Internacional, Paul Harris, na mansão do engenheiro Armando de Arruda Pereira, em São Caetano, é replantada no Jardim Primeiro de Maio, na avenida Goiás, onde está ainda hoje, ganhando o nome de Árvore da Amizade.

1970 – Santo André ganha um restaurante macrobiótico, na Rua Primeiro de Maio.

- Restaurante Leão de Ouro conquista o Selo de Confiança, concedido pela Secretaria de Turismo do Estado, e passa a ser integrado ao roteiro turístico estadual.

Santos do dia

- São Paulo Miki (Japão, Nagasaki, 1564 – 1597) e companheiros mártires do Japão.

- Dorotéia

- Gastão

Hoje

- Dia do Agente de Defesa Ambiental.

Agenda

A GUERRA DE NELSON. Um diário de guerra

Lançamento: hoje

Horário: das 19h às 22h

Local: Associação Nacional dos Veteranos da FEB, São Bernardo

Endereço: Rua das Rosas, 1, Jardim Maria Cecília, São Bernardo, muito próximo ao Pronto-Socorro Central.

Apoio cultural: FEB/São Bernardo




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;