Esportes Titulo
FIVB muda tabela e brasileiros se sentem prejudicados
Do Diário do Grande ABC
04/07/1999 | 19:13
Compartilhar notícia


A Federaçao Internacional de Vôlei (FIVB) alterou a tabela de jogos da fase final da Liga Mundial. Uma das chaves das quartas-de-final - que teria Brasil, Itália e Argentina - passou a ser formada por Brasil, Cuba e Itália. O presidente da Confederaçao Brasileira de Vôlei (CBV), Ary Graça, considera que o Brasil foi prejudicado e promete "atitudes drásticas" contra a mudança. A competiçao será entre os dias 12 e 17, em Mar del Plata, na Argentina.

O grupo E, anteriormente composto por Espanha, Rússia e Cuba passou a ser formado por Espanha, Argentina e Rússia. Nessa fase da competiçao, duas equipes de cada grupo passam às semifinais do torneio. Segundo Graça, a CBV fez contato com os dirigentes cubanos, que se mostraram contrários à alteraçao.

A mudança foi proposta pela Federaçao Argentina e aceita pelo presidente da FIVB, Rubén Acosta. No grupo D ficaram os primeiros colocados dos grupos B (Brasil) e C (Cuba), mais o segundo colocado com o melhor retrospecto na fase de classificaçao (Itália). Pelo regulamento inicial, a chave do grupo seria composta pelo primeiro colocado do grupo B, o segundo colocado com melhor desempenho na fase de classificaçao, mais o segundo lugar com terceiro melhor retrospecto na etapa ou a Argentina, que, por ser anfitria, teria uma vaga mesmo que nao se classificasse.

O grupo E passou a ser formado por Argentina, o primeiro colocado do grupo A (Rússia) e o segundo colocado com o segundo melhor retrospecto (Espanha). Anteriormente, a chave seria formada pelos primeiros colocados dos grupos A e C, mais o segundo colocado com o segundo melhor desempenho na Liga.

Após a partida entre Brasil e Holanda, realizada neste domingo no Ibirapuera, a notícia da mudança ainda nao havia sido confirmada. "Para fazer isso, o Acosta rasgaria o regulamento e ele sempre procurou preservar a seriedade de suas competiçoes", afirmou. "Essa virada de mesa seria um golpe de Estado", completou, prometendo "medidas drásticas" caso a mudança for aprovada. "Isso pode influenciar na premiaçao em dinheiro e nao posso permitir que os nossos jogadores sejam prejudicados." O técnico Radamés Lattari acha que a seleçao vem sendo prejudicada constantemente e comentou, de forma irônica, a decisao da FIBV. "Depois do tratamento que recebemos no Japao, durante o Mundial nada me causa estranheza", disse, referindo-se aos muitos erros de arbitragem. O treinador no entanto, afirmou que nao está preocupado. "O Brasil está preparado para enfrentar qualquer equipe." Para o ponta Marcelo Negrao, a situaçao brasileira complica-se. "Vai ficar mais difícil", avaliou. O atacante Gustavo também acredita que o Brasil perde com a mudança. "Mas acho que nao podemos escolher adversário."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;