Memória Titulo Memória
A velha República em Santo André

Figuras da República Velha paulista participavam, há 100 anos...

Ademir Medici
28/01/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Figuras da República Velha paulista participavam, há 100 anos (janeiro de 1915), da missa de sétimo dia de Bernardino de Campos, mandada celebrar pelo diretório político municipal de São Bernardo na Matriz de Santo André. Foram celebrantes o padre Luiz Capra, vigário de Santo André, e padre Francisco Navarro, vigário de Ribeirão Pires e que depois atuou em São Bernardo.

Na igreja foi levantado um catafalco. Ao redor do sepulcro foram postos castiçais com velas e ornamentos de arbustos.

O jornal O Estado de S.Paulo cobriu a celebração e publicou uma extensa lista de autoridades e pessoas da sociedade presentes. Era correspondente do jornal, em Santo André, Francisco de Almeida Garretti, que também integrava o diretório político local – o que explica as matérias publicadas à época pelo jornal sobre a vida político-administrativa do então município de São Bernardo.

Dr. Flaquer, o prefeito Saladino, seu irmão José Augusto Leite Franco – diretor do Grupo Escolar de Santo André – o capitalista Antonio Queiroz dos Santos, os industriais de São Caetano Armando Pamplona e Seraphin Constantino recepcionaram os visitantes.

Entre estes, Carlos e Américo de Campos, filhos de Bernardino de Campos, e José Maria Campos Salles.

A lista de participantes da missa é aberta com os nomes das esposas das autoridades, entre as quais Elisa Flaquer, mulher do senador Flaquer.

Os nomes das ruas centrais de Santo André levam os nomes de todos eles, incluindo-se dona Elisa Flaquer, Bernardino de Campos e Carlos de Campos, os dois últimos pai e filho, que foram governadores (presidentes) do Estado.

Moradores dos vários distritos do Grande ABC da época hoje emprestam os nomes aos logradouros de São Bernardo, São Caetano e demais cidades.

FOTO

A imagem que ilustra Memória é raríssima. E não é novidade entre os leitores mais atentos. Já foi aqui publicada. Nos foi doada pelo saudoso Dr. Nelson Colleoni.

No verso, juntamente com os nomes dos personagens, Dr. Perrone – provavelmente – traz a informação: “Photographia tirada em São Bernardo em março de 1922.”

São Bernardo, no caso, nome geral do município. O cenário era o distrito de Santo André. Tempo da República Velha. Naquele tempo, tudo ali acontecia...

Em 28 de janeiro de...

1800 – Morre, em Santos, frei Gaspar da Madre-de-Deus, autor das Memórias para a História da Capitania de São Vicente e integrante da Academia de Ciências de Lisboa. Seu nome é perpetuado numa rua central de São Bernardo.

1915 – A guerra. Da manchete do Estadão: “Os alemães preparam uma violenta ação na Bélgica para comemorar o aniversário do imperador Guilherme II”.

1930 – Julião Lopes Garcia nasce em São Bernardo. Foi tecelão, artesão e cultuou a memória da sua cidade.

- A agência do correio muda para prédio da Rua General Glicério, em Santo André. O local é considerado desconfortável.

- Informa o Estadão: “A população do distrito de Santo André é de 17 mil habitantes. São muitas indústrias. Mais de 3 milhares de contos são arrecadados aos cofres da União. E a agência postal do mais importante distrito de São Bernardo é um verdadeiro arremedo de repartição.”

1950 – Instituído o racionamento de energia elétrica em São Paulo.

Diário há 30 anos

Domingo, 27 de janeiro de 1985 – ano 27, nº 5734

Indústria Artesanal – Em crise, olaria procura resistir. Reportagem: Walter Venturini Junior, com fotos de Luciano Vicioni.

- Decadência assume forma dramática.

- No auge, o número chegava a 800.

Acisa – Na renovação da diretoria da Associação Comercial e Industrial de Santo André, haverá chapa única. Antonio Carlos Girelli é candidato à reeleição.

Especial (A Periferia – final) – Elenice Vieira escreve: “Prefeituras explicam. E também reclamam.”

Esportes – Noêmia Assumpção: esta campeã quebrou todos os tabus no atletismo e no basquetebol.

- Eu era briguenta. Queria jogar.

- Operária e colecionadora de títulos.

- Maior estilista. E exemplo de heroísmo.

Comportamento – Mulheres na época do culto ao corpo. Reportagem de Celi Ezellner.

- Difíceis passos de uma academia.

- Encarar a ginástica como esporte.

- Região descobre o valor da ginástica.

Hoje

- Dia do Comércio Exterior e Dia do Portuário, que lembra a abertura dos portos em 1808 por ocasião da chegada da família real portuguesa ao Brasil.

- Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo

- Dia do Auditor Fiscal do Trabalho

Santos do dia

- São Tomás D’Aquino (Itália, Campânia, 1225 – Fossanova 1274). Doutor da Igreja, professor de teologia, filosofia e outras ciências nas principais universidades do mundo em seu tempo. Obra atualíssima.

- Gonçalo do Amarante,

- Leônidas

- Pedro Nolasco 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;