Setecidades Titulo
Remédios na Dir II: só com atraso
Thiago Krauss
Especial para o Diário
11/03/2007 | 21:55
Compartilhar notícia


Os moradores da região do Grande ABC que necessitam de medicamentos gratuitos fornecidos pela DIR II (Direção Regional de Saúde), de Santo André, dificilmente são completamente atendidos. Se encontram os remédios, é em menor quantidade do que precisam, e com atraso.

Para terem direito de receber medicamentos específicos gratuitos, os pacientes que têm diabetes, devem entrar com uma ação judicial contra o Governo do Estado. E, apoiados pela Lei 10.782/01, que prevê o fornecimento de remédios e insumos, conquistam o direito de receber o tratamento sem nenhum tipo de custo. Porém, as determinações não vêm sendo cumprida.

A constatação foi feita na última sexta-feira, após denúncia de uma moradora de Santo André, que sofre com o problema há alguns meses. A arquiteta Daniela Gradella, que reside no Bairro Valparaíso, revelou que esteve no local e teve de voltar para casa sem os medicamentos. "Estive lá na quarta-feira para retirar insulina e as tiras para teste de glicemia, mas não tinha. Aí, para tentar amenizar o problema, uma funcionária pediu para que eu retornasse no dia seguinte que foi quando finalmente pude pegar o que precisava. Neste mesmo dia, eu vi uma mulher que tinha que pegar oito medicamentos e acabou indo embora com apenas um", conta. Embora tenha conseguido retirar o medicamento um dia após estar na DIR II, Daniela informou que nem sempre é isso o que acontece.

 “Algumas vezes demora um pouco mais para eu conseguir. Uma dica que eu dou é que aqueles que assim como eu que precisam do medicamento não se deixem abater pela negativa dos funcionários. É preciso insistir.

A secretária Regina Célia Gatti retira os medicamentos Actos 30mg, Sinvastatina 20mg, Finasterida 5mg e Glimepirida 2mg, desde outubro de 2006, para o pai que sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral). “Sempre fica faltando algum. Aí, a saída acaba sendo ir todos os dias na semana e ameaçar ir na Secretaria da Saúde. Por telefone é impossível resolver a situação” .

A Secretaria de Saúde informou que a falta dos medicamentos ocorre por atraso dos fabricantes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;