Economia Titulo
Sindicato dos Borracheiros quer reduzir horas extras
Cibele Gandolpho
Do Diário do Grande ABC
11/03/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Cerca de 40% dos trabalhadores da unidade da Pirelli Pneus em Santo André pararam ontem à tarde, por cerca de meia hora, para ouvir os argumentos do Sindicato dos Borracheiros da Grande São Paulo e Região, que reivindica o fim das horas extras nas empresas do ramo.

O presidente do sindicato, Terezinho Martins da Rocha, tem convocado nesta semana os funcionários de várias empresas para a assembleia que a entidade fará no domingo às 9h, no próprio órgão, em Santo André. "Muitas companhias estão fazendo com que os trabalhadores fiquem muito além dos seus horários de trabalho, sendo que o permitido são apenas duas horas, no caso de empresas que oferecem só meia hora de almoço. A Pirelli é um exemplo. Temos notificado casos em que alguns empregados estão trabalhando 12 horas por dia. Por um lado é bom, porque eles recebem mais no fim do mês, mas isso é ilegal", destaca Rocha.

O sindicalista disse que estaria na porta da Pirelli novamente às 22h, de ontem, para conversar com os trabalhadores que não compareceram ao encontro da manhã. Hoje, o sindicato fará o mesmo discurso na Firestone, em Santo André. "Visitamos várias empresas em Diadema, em Guarulhos e queremos reunir o maior número de funcionários para discutir as horas extras exageradas."

A Pirelli não quis comentar o movimento de ontem pela manhã na porta da fábrica. A empresa responde por 40% da produção nacional em toneladas de pneus, sendo que um em cada dois automóveis de passeio no Brasil saiu da produção com pneus Pirelli.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;