Esportes Titulo
Claiton Xavier mostra os perigos da Ilha do Retiro
Nelson Cilo
Com Agências
12/05/2009 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


O reencontro entre Cleiton Xavier e o Sport, agora como adversários, sugere boas lembranças ao meia do Palmeiras no duelo decisivo de hoje à noite, na Ilha do Retiro, pela Copa Libertadores. Ele nasceu no sertão alagoano (São José da Tapera) e iniciou a carreira no CSA. Depois, destacou-se no Inter-RS, mas reconhece que viveu os momentos mais importantes no Sport, principalmente na Série B do Campeonato Brasileiro de 2005. O Inter o havia emprestado.

Claiton Xavier reconhece que o Palmeiras terá muitas dificuldades no caldeirão do Sport. "A torcida mostra uma força incrível na Ilha do Retiro, principalmente em uma hora como essa", alerta Xavier, que não verá os familiares no estádio. Eles ainda moram no Interior - a duas horas de carro da Capital. "Minha mãe nem acompanha futebol. Meu pai é fanático, mas prefere ver tudo em casa pela televisão", conta.

Na prática, os torcedores sabem que o Palmeiras não depende só do estilo criativo de Claiton Xavier. O atual sistema de Vanderlei Luxemburgo também explora bem o jeito combativo do incansável Pierre, dono de um fôlego acima do normal. Hoje, o volante assume a tarefa de vigiar os passos do experiente Paulo Baier. "Sei que a minha tarefa não será nada fácil. O mais complicado mesmo é segurar o Sport. Seremos bastante pressionados desde o começo", prevê.

Segundo Pierre, é fundamental que o Palmeiras reprise a estratégia do último confronto diante do Sport na casa dos pernambucanos. "É preciso que a gente marque forte do começo ao fim e consiga explorar os rápidos contragolpes. É assim que podemos neutralizá-los", ensina.

Pierre procura incentivar o artilheiro Keirrison, que voltou a balançar as redes. "A rotina de um atacante é sempre feita de gols. Quando ele passa duas ou três rodadas em branco, aparece a cobrança. Isso é uma coisa bem normal no futebol. Mas o Keirrison é um garoto de cabeça firme. O menino provou que tem personalidade para encarar a pressão."

Além de Claiton Xavier e Pierre, o Palmeiras de Vanderlei Luxemburgo ainda aposta na boa fase do meia atacante Diego Souza, atualmente visto como uma das maiores referências ofensivas de Vanderlei Luxemburgo. Na visão da torcida palmeirense, ele também virou símbolo de garra ao sobrar pela superação. "Cumpro a minha parte na base da luta", garante.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;