Esportes Titulo
Ronan Maria Pinto desabafa e ameaça renunciar
Nelson Cilo
Do Diário do Grande ABC
08/04/2011 | 07:17
Compartilhar notícia


O presidente da Gestão Empresarial do Santo André, Ronan Maria Pinto, ameaçou ontem renunciar ao cargo se o time não escapar do rebaixamento à Série A-2 do Campeonato Paulista. O dirigente reclamou novamente da péssima campanha da equipe na temporada. Ele já não esconde os desgastes pessoal e profissional diante do risco da terceira queda consecutiva, como se viu na Série A e, em seguida, na Série B do Brasileiro. Agora, o próximo calendário nacional prevê a Série C, que não destina recursos financeiros aos participantes.

Além da performance ruim do Santo André no Paulistão, outro detalhe poderia levar Ronan a deixar o comando: a demora para que o perfil de clube empresa (discutido no início da parceria) tenha todos os itens definidos. Segundo ele, ainda não houve a esperada regularização. Há pendências até hoje não resolvidas. Ele reclama que isso atrapalha a Saged, que surgiu como alternativa ao modelo sugerido, mais nada. É um dos muitos desafios que também o intrigam.

Quanto ao sofrível desempenho do futebol do Santo André, Ronan, assumidamente magoado, não poupa críticas ao grupo. Apesar de tudo, o presidente não cita nomes de atletas que estariam acomodados e que não honram a camisa. "No dia do jogo contra o Grêmio Prudente, mandei o Juraci (Catarino, supervisor) oferecer R$ 500 mil ao grupo todo para que a gente não caia. Depois, lembrei a eles que aquela proposta representava uma injustiça aos vice-campeões estaduais do ano passado, que ganharam a metade (R$ 250 mil) pelo segundo lugar. Aconteceu o quê? Voltamos a perder logo no mesmo dia em que procurei motivar o elenco. Se o problema é dinheiro, como é que não reagimos? Cumpro a minha parte, mas como é que não vou ficar chateado?", desabafou o líder do improvisado sistema implantado no clube, ao se referir diretamente às complicadas circunstâncias que aguardam o ameaçado Santo André nas duas rodadas finais - no dia 17, recebe o Corinthians no Estádio Bruno Daniel, segundo consta da tabela da FPF.

Enfim, a derrota diante do São Bernardo, amanhã à tarde, seria uma espécie de referência sem retorno para Ronan anunciar à torcida que sai definitivamente de cena.

Após vitória, equipe espera aproveitar ânimo renovado

Dérek Bittencourt do Diário do Grande ABC

A exibição do Santo André de anteontem contra o Sampaio Correa, pela Copa do Brasil, foi aquém de um time que luta contra o rebaixamento no Paulistão. Não se pode dizer que faltou disposição, mas em certos momentos sobrou afobação e nervosismo. Os jogadores e o técnico Sandro Gaúcho afirmaram ter ciência disso, mas exaltaram que a classificação para as oitavas de final renovou o gás do time para a partida de amanhã, contra o São Bernardo, pelo Estadual.

"Foi uma boa atuação, mas não uma grande exibição. O importante é a vitória. Dá um ânimo, mais confiança. Sábado (amanhã) temos uma batalha pela frente e quem vencer sobrevive", afirmou o meia Aloísio, autor do único gol da partida no Bruno Daniel. "Enfrentaremos um grande adversário que é o Palmeiras (nas oitavas), mas o pensamento na Copa do Brasil já passou. Temos um clássico, um jogo difícil, temos que estar focados para sair com o resultado positivo", completou o camisa dez.

De acordo com Sandro Gaúcho, a equipe soube assimilar a reunião que o grupo, a comissão técnica e a diretoria tiveram na segunda-feira, sentiu as dispensas do meia Allan e do atacante Adriano Louzada, e demonstrou isso em campo. "Foi uma resposta importante do elenco, que se dedicou, se superou, e o mais importante, conquistou a vitória, passou de fase", afirmou o treinador. "O que a gente fez pela Copa do Brasil vamos levar para São Bernardo. É um resultado que nos dá moral e vamos trabalhar em cima disso."

Para o duelo com o Tigre, Sandro Gaúcho não deverá ter desfalques. O meia Walax deixou o campo sentindo cãibras, mas não deve ser problema. O treinador pode repetir a escalação de quarta-feira. Se assim for, o espião Edinho Montemor (presidente de honra do São Bernardo), que esteve no jogo anteontem, já tem informações do rival.

Jogo com Timão será no Bruno Daniel

Dérek Bittencourt do Diário do Grande ABC

O Santo André tem até hoje para entrar com pedido de mudança de local da partida contra o Corinthians, pela última rodada do Campeonato Paulista. De acordo com o regulamento da competição, as alterações devem ser encaminhadas oficialmente à FPF (Federação Paulista de Futebol) com oito dias de antecedência da partida - desconsidera-se o sábado véspera do duelo. No caso, o confronto contra o Timão está marcado para o dia 17, às 16h.

A diretoria andreense, porém, confirmou a intenção de jogar no Estádio Bruno Daniel. "Para nós é fundamental que seja no Bruno. A gente reitera nosso desejo e vontade de jogar em casa, dependemos apenas da confirmação da Polícia Militar", explicou o diretor de futebol do Ramalhão, Juraci Catarino.

Com a interdição parcial do Brunão em razão das más condições da marquise sobre as cadeiras cobertas, a capacidade do estádio foi reduzida a 8.000 espectadores, o que poderia ser impedimento devido à importância da partida. O jogo pode significar a permanência na elite ou o rebaixamento andreense à Série A-2.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;