Economia Titulo
Novo carro da Volks pode atrasar em até 18 meses
Fabrício Migues
Do Diário do Grande ABC
28/02/2007 | 22:33
Compartilhar notícia


O prometido projeto de um novo carro, que iria salvar a fábrica da Volkswagen em São Bernardo está atrasado. Segundo trabalhadores da Comissão de Fábrica da montadora, o projeto foi reprovado pela matriz e deverá adiar em cerca de 12 a 18 meses o início da produção em série do modelo.

A informação é contestada pelo vice-presidente do comitê mundial dos trabalhadores da Volkswagen, Vagner Santana, e pela própria companhia. Eles garantem que não há atrasos e que está tudo dentro do planejado.

Segundo os trabalhadores, as mudanças necessárias jogariam a produção do carro apenas para 2009. Isso prejudicaria a Volkswagen, que conta com este modelo ainda em 2008. Inclusive, a reestruturação da montadora estava ligada à produção desse carro. Esses funcionários informam também que a produção do Fox Europa será toda transferida para a planta da empresa em São José dos Pinhais, no Paraná, em junho deste ano. Assim, a produção na unidade Anchieta ficaria voltada apenas para o mercado nacional e sem o novo produto por cerca de um ano e meio.

O medo dos trabalhadores é que diante desse fato possam acontecer mais demissões até 2008, quando o acordo de PDV (Programa de Demissões Voluntárias) com a montadora chega ao fim.

Segundo fontes internas da montadora, o novo presidente da Volkswagen do Brasil Thomas Schmall tem a intenção de transformar a planta Anchieta em consórcio modular – fornecedores trabalhando no processo de fabricação dentro da fábrica. Especialistas afirmam que esse modelo de gestão é o ideal para garantir o futuro da empresa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;