Cultura & Lazer Titulo
Vida marinha em bronze
Adriana Feder
Especial para o Diário
26/05/2010 | 07:00
Compartilhar notícia
Tiago Silva/DGABC


A Casa do Olhar Luiz Sacilotto abre hoje visitação para a mostra "Entre Mar", da artista plástica Andrea Anholeto. A exposição segue até dia 19, com período de visitação de terça-feira a sábado, das 10h às 17h, e entrada gratuita.

Com olhar voltado para o meio ambiente, a artista retrata a vida marinha - com representações de animais aquáticos e plantas - em mais de 20 esculturas figurativas e abstratas feitas de bronze e alumínio. "Sou muito apaixonada pelas águas, pelo mar, pelos golfinhos. Esse encanto aumentou ainda mais quando, há oito anos, passei a mergulhar com eles. Então comecei a ampliar minhas pesquisas para esse universo", afirma Andrea.

A preferência por elementos naturais e animais em extinção traz uma mensagem. "Está próximo o dia do meio ambiente (dia 5), foi mera coincidência, mas acho que é um momento para as pessoas refletirem um pouco sobre a mãe natureza e sobre a arte", diz.

O trabalho de Andrea é voltado para os estudos de objetos vazados, recortes, sobreposição e repetição das imagens produzidas, com predominância das múltiplas possibilidades visuais do círculo e da esfera. "Uma das características que predominam nas minhas peças é a coletividade. Quem visitar a exposição poderá observar que nunca desenvolvo uma peça com um único elemento, sempre é um conjunto de formas repetidas", explica. Um exemplo disso é a obra Dança dos Golfinhos, que possui quase uma centena de ‘minigolfinhos'.

Andrea ingressou na carreira de artista plástica de forma autodidata. Formada em Letras, começou como curiosidade com a arte bidimensional e pinturas, depois partiu para o tridimensional. Desenvolveu especial interesse por técnicas de fundição e estudou sobre mercado de arte em Brasília. Em São Paulo, fez curadoria e exposições em diversos espaços. A artista possui obras espalhadas pelo Brasil, Estados Unidos e Europa.

A exposição foi feita exclusivamente para a Casa do Olhar e marca o retorno da artista para a produção. "Pelo fato de eu prestar assessoria para artistas plásticos e nos últimos anos me dedicar à pesquisa no mercado de arte, acabei me afastando um pouco dos meus próprios trabalhos", comenta.

Entre Mar - Exposição. Na Casa do Olhar Luiz Sacilotto - Rua Campos Sales, 414, Santo André. Tel.: 4992 7730 / 4432 2261 . Visitação de terça-feira a sábado, das 10h às 17h. Entrada franca. Até dia 19.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;