Economia Titulo
FHC afirma que Brasil não é contra o livre comércio
Das Agências
04/05/2001 | 12:24
Compartilhar notícia


O presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou nesta sexta-feira, em São Paulo, que o Brasil não é contra o livre comércio, mas quer um comércio justo que abranja todos os setores.

No encerramento da XII Reunião pan-americana de ministros de Agricultura e Saúde, supervisionada pela Organização Pan-americana da Saúde (OPS), Fernando Henrique lembrou que a abertura dos mercados "nunca será efetiva se só abranger alguns setores".

"É inaceitável que continuemos sendo penalizados pelo simples fato de sermos competitivos", assinalou FHC, que reivindicou o direito dos governos de produzir medicamentos mais baratos se os laboratórios internacionais, detentores das patentes, não o fizerem.

Esta foi uma clara referência à posição do Brasil, que produz alguns medicamentos administrados aos enfermos de Aids, o que provocou a irritação dos laboratórios farmacêuticos norte-americanos, com o apoio do governo de Washington.

"A posição do Brasil não é belicosa, mas tranquila e firme", assegurou Cardoso, depois de assinalar que os governos devem sair em ajuda da saúde da população, o que provocou grandes aplausos dos presentes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;