Setecidades Titulo
Capela em Mauá é alvo de furtos e vandalismo
Kelly Zucatelli
Do Diário do Grande ABC
16/06/2009 | 07:44
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


Em uma semana a capela São José Operário, na Vila Capuava, em Mauá, foi alvo de 17 invasões e atos de vandalismo. A suspeita da comunidade é de que sejam as mesmas pessoas responsáveis pelas invasões.

A Prefeitura de Mauá foi questionada se oferece segurança para esse tipo de local e de que maneira, mas não manifestou nenhuma posição.

Segundo o padre Luiz Carlos Francisco, diversos danos foram causados na estrutura predial, além do furto de objetos como benzedouro, fiação, metais, entre outros. A igreja está sendo reformada - as obras começaram há três meses e já foram gastos R$ 15 mil.

"A capela tem 44 anos e nunca tinha passado por tal situação, que também já deixa os vizinhos com medo", conta o pároco. "Na terça-feira da semana passada, entraram durante o dia e levaram apenas um benzedouro, mas na madrugada de quarta-feira, o prejuízo causado foi maior. Não bastando, colocaram fogo nos objetos."

Para vizinhos e responsáveis pelos cuidados diários com a capela, áreas abandonas próximas a igreja estão ajudando como acampamento para criminosos.

"Moro aqui há mais de 40 anos e a comunidade sempre cuidou do local. Episódio como este nunca havia acontecido antes por aqui", diz a dona de casa Ana Maria Teixeira Soares.

Devido a sequência de furtos e atos de vandalismo, o padre registrou três boletins de ocorrência no 1º DP de Mauá, sendo que dois deles foram de complementação de informações - ou seja, atualização dos vandalismos. A polícia ainda não fez a perícia no local, que estava com armários abertos e objetos espalhados.

O delegado titular do 1º DP, José Marcos Monteiro, afirma que tomou ciência ontem das inúmeras invasões. "Já temos um suspeito e estamos tentando identificá-lo", alega Monteiro.

Os prejuízos causados pelos furtos serão ressarcidos pela própria comunidade. As missas na capela são realizadas aos domingos, às 9h.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;