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Metrópoles no Amazonas
Fred Furtado
Ciência Hoje/RJ
31/08/2009 | 07:07
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Uma combinação de avanço e estagnação caracteriza as cidades amazônicas, segundo um trabalho que envolveu 25 núcleos urbanos nas margens dos rios Amazonas e Solimões. O estudo mostra que, entre outros temas, a mobilidade da população local melhorou, porém, em termos de comunicação, sua capacidade ainda está abaixo da existente em outras cidades do País.

Manaus e todas as cidades entre Tabatinga e Parintins foram analisadas por pesquisadores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

"Manaus foi considerada à parte, já que tem uma grandeza distinta das outras", diz o geógrafo José Aldemir de Oliveira, coordenador do Nepecab (Núcleo de Estudos e Pesquisas das Cidades na Amazônia Brasileira) e atual secretário de Ciência e Tecnologia do Estado.

Na área de transportes, a pesquisa evidencia melhoria das condições, embora a situação ainda seja precária, e confirma que o transporte hidroviário é a base do sistema. Também se constatou que a inexistência de ônibus é suprida por mototáxis.

"Com exceção de Itacoatiara e Tabatinga, nenhuma das cidades pequenas tem ônibus, mas todas têm associações de mototáxis", conta o geógrafo.

SEGUNDA CATEGORIA - A melhoria vista nos transportes não aconteceu na área de comunicação.

"No quesito internet, os habitantes do interior do Amazonas são brasileiros de segunda categoria. Não têm acesso à internet porque ela é caríssima e funciona muito mal. Aliás, o serviço é ruim em Manaus também, mas nessas cidades é pior."

A telefonia pública, segundo ele, também é escassa. O projeto Amazônia Digital pretende interligar, até o final do atual governo, 23 cidades do interior via satélite e a perspectiva é que até 2012 todas estejam integradas.

Os cientistas irão agora aprofundar o estudo de cidades, como Itacoatiara e Tefé, e iniciar um projeto similar, em cidades ao longo das rodovias BR-174, que liga Manaus a Boa Vista (RR), e BR-401, que vai de Boa Vista a Bonfim (RR).




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