Setecidades Titulo
Cadeia de Diadema está desativada
Valéria Cabrera
Do Diário do Grande ABC
30/04/2004 | 20:48
Compartilhar notícia


A Cadeia Pública de Diadema, proibida de receber presos desde outubro do ano passado, foi desativada definitivamente. Os últimos presos foram transferidos na semana passada para CDPs da Grande São Paulo e penitenciárias do Estado. A Cadeia Pública de Mauá, também interditada no ano passado, deverá ser esvaziada até junho deste ano.

Os presos em Diadema estão sendo transferidos para cadeias da região e outras da Grande São Paulo. Atualmente, apenas três prisões do Grande ABC – Santo André, São Caetano e Ribeirão Pires –, além do CDP (Centro de Detenção Provisória) de Santo André, recebem presos. A cadeia de São Bernardo foi desativada em 2001.

A desativação da Cadeia Pública de Mauá, localizada na rua Caramuru, em um prédio anexo ao 1º Distrito Policial, começou em dezembro do ano passado, quando a Corregedoria-Geral da Justiça determinou a transferência de todos os presos. Na época, 151 homens estavam num espaço projetado para receber 60. A superlotação propiciou uma série de motins e fugas, além de tentativas de resgate de presos. Os vários túneis cavados para fuga e buracos nas celas deixaram a estrutura do prédio em situação precária, com possibilidade de desabamentos.

Diadema – O delegado seccional de Diadema, Sérgio Abdalla, disse que o prédio que abrigava a cadeia não receberá mais presos. “O local terá de passar por uma reforma completa, inclusive hidráulica e elétrica. Seu destino ainda está sendo estudado, mas deverá ser destinado à população”, afirmou.

Mauá – O diretor da Cadeia Pública de Mauá, José Rosa Incerpi, disse que até junho a cadeia do município deverá estar totalmente desativada. Isso pode acontecer antes, caso o prazo para entrega do CDP da cidade seja cumprido. De acordo com o último cronograma divulgado pela Secretaria de Assuntos Penitenciários, o prédio seria inaugurado este mês. O Diário tentou informações sobre a data de entrega do presídio com a secretaria, mas não obteve retorno.

Até esta sexta, havia 46 presos na cadeia de Mauá – 28 provisórios, que aguardam vagas em CDPs da Grande São Paulo, e 18 condenados, que têm de ser transferidos para penitenciárias do Estado. Os novos presos do município estão sendo levados para a Cadeia Pública de Ribeirão Pires.

Segundo Incerpi, a cadeia começou a ser esvaziada no fim do ano passado, quando tinha 270 presos – sua capacidade é para 72 detentos. A transferência acontece de acordo com a disponibilidade de vagas. “No último mês, conseguimos 50 vagas. Quando o CDP estiver pronto, no dia seguinte a cadeia estará vazia”, disse.

O Grande ABC deverá ter mais dois CDPs, além do de Mauá: um em Diadema e outro em São Bernardo. As obras do centro de detenção em Diadema já começaram e sua entrega está programada para agosto. A construção do CDP em São Bernardo ainda não começou. A Secretaria de Assuntos Penitenciários também não passou informações sobre essas obras.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;