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Aplicativos off-line: ajuda extra
Do Diário do Grande ABC
20/01/2015 | 09:29
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Dentro do mundo digital são inúmeras as atrações: sites, redes sociais, vídeos, músicas, aplicativos, entre outros. O mundo virtual está presente no nosso cotidiano, postamos mensagens, compartilhamos fotos, pagamos contas, conferimos o extrato bancário, tudo por meio do canal on-line, seja pelo computador, smartphone ou tablet.

Com o passar do tempo, a tecnologia avançou e a comunicação, por sua vez, seguiu todo esse contexto. Ao longo dos anos essa continua sendo a tendência. Em país em que mais da metade da população vive conectada e a internet nem sempre suporta toda essa demanda, aplicativos que também funcionam off-line são as grandes apostas do mercado de desenvolvimento.

Por exemplo, se o consumidor está realizando atendimento com contact center via aplicativo e a conexão se encerra inesperadamente, todo o histórico da conversa precisa ser armazenado, mesmo aquelas informações que não foram enviadas e que vão chegar ao destinatário apenas quando a conexão for restabelecida. Esse é um dos desafios do setor, que visa oferecer avanços inimagináveis.

Outro nicho que já apostou no off-line é o de viagem. O usuário pode carregar o conteúdo e acessá-lo posteriormente sem precisar estar com o 3G ou wi-fi ativados. Os games também se enquadram nessa modalidade. Permitem que os interessados joguem mesmo sem conexão, ficando restritas apenas algumas funções que não prejudicam a funcionalidade do aplicativo.

Algumas empresas de distribuição oferecem essa comunicação off-line. Quando o fornecedor precisa enviar de seu aparelho móvel informações sobre a solicitação do consumidor para a central de pedidos, ele não fica mais dependente do funcionamento da internet. Isso otimiza os processos e dá mais segurança no trabalho, pois, atualmente, a maioria das empresas atua com os gagdets. E isso só tende a crescer. O gartner já prevê que mais de 50% dos usuários usarão tablets ou smartphones para todas as atividades até 2018.

O instituto de pesquisa britânico Loudhouse divulgou estudo que aponta que 80% dos consumidores querem resposta em até 12 horas após solicitarem informação por e-mail e 79% têm expectativa de serem atendidos em até duas horas após se comunicarem pelas redes sociais. Exigências que fazem os desenvolvedores correrem atrás e buscarem alternativas para suprir a necessidade do público. Essa é aposta para os próximos anos. Vamos acompanhar!

Carlos Carlucci é gerente no País da empresa Vocalcom Brasil.

Palavra do leitor

Marta
Marta Suplicy está sendo rejeitada pelo PT como se fosse a primeira fatia de um pão de fôrma. Mas nós sabemos que mesmo a primeira fatia é feita com farinha do mesmo saco.
Vanderlei A. Retondo
Santo André

Editorial
Editorial correto. Parabéns! Saúdo o editorialista pelo texto, bem escrito, sucinto, oportuno – ‘Vitória da sociedade’ (Opinião, dia 17). Aqui na Agência Sindical, onde atuo, apoiamos a greve, desde o primeiro momento. Reza a Constituição que a propriedade tem função social, e há que ter.
João Batista Franzin
Capital

Neles, não!
Em Davos, na Suíça, a presidente Dilma Rousseff disse que seu governo está criando programas para enfrentar gargalos gerados por décadas de subinvestimentos. Ela tem toda a razão, mas será que os executivos presentes não sabiam que essa nefasta política foi mais forte na última década, tendo sido oito anos do ex-presidente Lula e dois dela mesma? Como fato agravante, nesses dez anos seu partido recebeu do último governo da década anterior País com inflação controlada pelo Plano Real, bancos saneados, Lei de Responsabilidade Fiscal e o famoso tripé da economia implantado, tudo isso combinado com pungente economia mundial. Afirmo com toda a certeza que a culpa não é minha nem dos eleitores politizados, pois não votamos neles.
Francisco Emídio Carneiro
São Bernardo

Sustentare
A Sustentare Saneamento S/A participou da concorrência para contratação de serviços de limpeza pública realizada pela Prefeitura de Diadema, atendendo todos os requisitos exigidos no edital para a sua habilitação, inclusive comprovação de capacidades, técnica e econômica, apresentando o preço mais vantajoso para a Administração. O senhor Adilson Alves Martins assumiu a presidência da Sustentare Serviços Ambientais S/A, antiga Qualix Serviços Ambientais S/A, em 3 de agosto de 2011, com o principal propósito de equalizar a situação econômica da companhia. Fatos precedentes à sua nomeação ao cargo não são de sua responsabilidade. As citadas ações de improbidade administrativa, de São Paulo e do Distrito Federal, têm por objeto apuração de fatos supostamente ocorridos no início da década passada, sendo responsabilidade dos gestores anteriores. Adilson Alves Martins não possui qualquer condenação criminal, por ato de improbidade ou indiciamento, possuindo conduta ilibada e destacada atuação profissional. As afirmações veiculadas pelo jornalista Raphael Rocha são inverídicas, fantasiosas, desprovidas de comprovações, com propósito deliberado, ferindo a reputação e incolumidade moral do senhor Adilson Alves Martins. Causa-nos surpresa o fato de que jornal respeitado como este Diário publique reportagem incondizente com a realidade. A Sustentare Saneamento S/A coloca-se à disposição para contribuir com qualquer informação de interesse dos leitores deste veículo jornalístico.
Sustentare Saneamento S/A

Nota da Redação
O Diário mantém as informações publicadas.

Chuvas em São Paulo
Os entendidos e os ocupantes de cargos na área de meteorologia no Estado têm dito reiteradas vezes que há chuvas fora dos locais de armazenamento. Ora, então que se juntem baldes, latas, piscinas ou criem imediatamente dispositivos para captar qualquer gota d’água em qualquer local no município. Estão novamente empurrando com a barriga providência urgente, esperando que caia do céu no local onde desejam? E o Cantareira 2, com novas fontes de fornecimento de água, já está em andamento?
Júlio José de Melo
Sete Lagoas (MG)

Zero de nota
Estou indignada com os Correios. Fiz compra virtual em loja de produtos para cabelos em dezembro, objeto que foi postado no dia 23, às 16h48, na cidade de São Carlos. De posse do código de rastreamento, acompanhei todo o processo por meio do site dos Correios. No dia 31, o objeto em questão foi encaminhado da unidade operacional de São Paulo para a de distribuição de São Bernardo. No dia 10 deste mês, apareceu apenas uma informação no site: ‘Objeto não localizado’. Tentei manter contato várias vezes pelo call center dos Correios, mas só se ouve gravação, não se fala com atendente algum. Fiz a reclamação pelo site e até agora não obtive retorno. Estou no prejuízo, pois, além de não receber o produto, ainda aguardo a resposta quanto ao ressarcimento. Paguei pelo serviço no ato da compra, então os Correios me devem o mínimo de respeito. Quero meu dinheiro de volta, afinal, em minha casa dinheiro não cai do céu.
Arassari Isabel Boff Quintella
São Bernardo




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