Política Titulo
TSE: entre os candidatos a presidente, só Lula não tem curso superior
Do Diário OnLine
21/07/2006 | 20:09
Compartilhar notícia


Dos sete candidatos á Presidência da República, que confirmaram inscrição no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) até o dia 18 de julho, apenas Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não tem curso superior completo. A candidata Ana Maria Rangel (PRP), que foi incluída à base de dados posteriormente, também possui curso superior completo. A informação é do próprio TSE, que divulgou nesta sexta-feira a escolaridade dos candidatos a presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual.

Entre os 208 candidatos a governador, dois afirmaram saber apenas ler ou escrever. São eles: Roberto Pereira (PHS) e Plauto Vieira (PRP), conhecido como Gugu. Ambos disputam eleições no Mato Grosso. Em contrapartida, a grande maioria (74,5%) afirmar ter curso superior completo. Outros 12,5% disseram ter curso superior incompleto; 10% admitiram ter apenas o ensino médio completo; e 1,92% dos candidatos admitiu ter o ensino fundamental completo ou incompleto.

Para uma vaga ao Senado, o percentual de candidatos com curso superior é menor que para governador. Dos 228 candidatos, 158 (69,3%) têm algum tipo de graduação superior; 34 (14,9%) revelaram ter o ensino médio completo; e 20 deles disseram não haver concluído a faculdade iniciada. José Maria dos Santos, a senador pelo PCO da Bahia, afirmou saber apenas ler e escrever.

Deputados – O índice de candidatos a deputado federal com baixo nível de instrução cresce relativamente em relação a senadores e governadores. Para se ter uma idéia, dos 5.402 candidatos, dez afirmam saber apenas ler e escrever. Pouco mais da metade (52,6%) tem ensino superior completo; 11,8% superior incompleto; 21,7% ensino médio completo; e 3,2% não concluíram o nível médio.

Entre os candidatos a deputado estadual, ao contrário dos outros cargos (presidente, governador, senado e deputado federal), o número concorrentes com curso superior completo é menor do que a metade – representando 42,7% de um total de 13.321. Para se ter uma idéia, no Rio de Janeiro um homem analfabeto tentou se candidatar. No entanto, como a Constituição Federal não permite uma pessoa que não sabe ler e escrever se candidatar a cargos públicos, ele foi retirado da lista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;