Esportes Titulo
Sem ônibus de volta, corintianos dormem na rua
Angelo Verotti
Enviado ao Rio de Janeiro
15/01/2000 | 15:56
Compartilhar notícia


A torcida corintiana, que tanto sofreu para poder comemorar o titulo do Mundial de Clubes, sexta-feira, no Maracana, teve de mais de 14 horas de sofrimento em frente ao estádio carioca após o encerramento da partida. Isso porque mais de 13 ônibus fretados pelos torcedores para irem ate o Rio de Janeiro quebraram, deixando mais de 600 pessoas sem condiçoes de locomoçao. Além disso, muitos motoristas, com medo dos torcedores vascaínos, foram embora sem esperar os passageiros.

Sem dinheiro e com medo de uma possível represália dos vascaínos, os integrantes das principais torcidas organizadas do Corinthians ficaram sob proteçao da policia e tiveram de contar com o apoio de torcedores do Fluminense e Flamengo - principais rivais do Vasco - para dormir e conseguirem se alimentar. A Suderj (Superintendencia de Desporto do Rio de Janeiro) também deu auxilio, forneceu alimentaçao e os novos ônibus para transporte da torcida, que começaram a deixar a Cidade Maravilhosa apenas as 14 horas .

Segundo o estudante Kamal Ismail, residente nas Perdizes (Sao Paulo), a Policia Militar carioca foi a grande responsável pela confusao. "Quando começamos a deixar o estádio após o jogo, os ônibus iam parando para que nos pudéssemos entrar. Para fazer a coisa andar mais rápido, os policiais começaram a bater com os cassetetes na gente. Com isso, muitos ônibus foram embora daqui (Maracana) com apenas 15 passageiros. Tiveram alguns ônibus em que os torcedores tiveram de correr ao lado deles para conseguir entrar no veiculo", contou.

Para Ismail, faltou paciência `a Policia Militar para colocar as coisas em ordem. "Se eles tivesses organizado as filas para que os torcedores pudessem entrar nos ônibus de maneira segura, te garanto que grande parte dessas pessoas que estao aqui já estariam em Sao Paulo comemorando ainda mais a conquista do Timao. Nao sei se foi falta de vontade ou se eles nao estao acostumados a trabalhar em decisoes, mas faltou um pouco mais de tarimba a esses profissionais", afirmou.

O frentista Angelo Adriano de Araujo, de Santo Andre, estava desesperado. Isso porque teve de faltar no serviço para poder ver o Corinthians ser campeao. "Minha idéia foi faltar no serviço apenas na sexta-feira para ver a decisao. Como pensei que eu ia pegar o ônibus para Sao Paulo logo depois da partida, eu tinha certeza de que iria poder trabalhar normalmente neste sábado. Mas nao consegui ir embora e acho que vou perder meu emprego", garantiu, para ressaltar em seguida que ficou muito feliz por ter visto a vitoria paulista no Maracana. "Nao vou esquecer nunca dessa partida. Vai ficar marcada na minha memória. E também vamos poder tirar muito sarro dos palmeirenses lá em Sao Paulo. Imagino como devem estar as cabeças deles agora", completou.

O comerciante Ricardo Menezes, residente em Sapopemba (Sao Paulo), nao via a hora de chegar em casa. "Estou destruído. Nao consegui descansar durante praticamente toda a noite. Mas o que pesou mais foi a fome. Muitos de nos ficaram completamente sem dinheiro e se nao fossem a Suderj e alguns torcedores flamenguistas e fluminenses, que nos deram algum dinheiro, estaríamos passando fome ate agora. Mas acho que o titulo compensou tudo. Pior teria sido se tivéssemos vindo para cá e nao tivéssemos levado o titulo", afirmou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;