Cultura & Lazer Titulo
Histórias de Nélson Rodrigues compoem 'Traiçao'
Do Diário do Grande ABC
08/07/1999 | 15:24
Compartilhar notícia


Traiçao é o Nélson Rodrigues anos 90. Nélson, sabe-se, é dos autores mais adaptados para a tela grande - é só lembrar de filmes anteriores, e antológicos, como Boca de Ouro, de Nelson Pereira dos Santos, A Falecida, de Leon Hirszman, ou Toda Nudez Será Castigada, de Arnaldo Jabor. Traiçao, dirigido por Arthur Fontes, Cláudio Torres e José Henrique Fonseca, compoe-se de três episódios, cada um assinado por um cineasta.

Em O Primeiro Pecado, de Fontes, Pedro Cardoso faz aquele típico cafajeste rodriguiano, que sai à caça de uma mulher. No caso, uma deslumbrante Fernanda Torres. Diabólica de Torres, traz a ninfeta (Ludmila Dayer, de Carlota Joaquina) que leva à loucura o cunhado, vivido por Daniel Dantas. No mesmo episódio, Francisco Cuoco interpreta um convincente delegado de polícia. Em Cachorro!, dirigido por Fonseca, Alexandre Borges fica sabendo que sua mulher o passa para trás com o melhor amigo. Vai à forra. Sao três histórias de amor e traiçao, que Nélson Rodrigues escrevia para a coluna A Vida Como Ela É, publicada em jornal.

Todo Nélson está aí: a tragédia dos casais, o desejo reprimido do subúrbio, as relaçoes familiares para lá de doentias. E, mais um elemento, que mal se adivinhava naqueles tempos pré-feministas, mas foi intuído pelos diretores cariocas (que fazem parte da produtora Conspiraçao Filmes): "o crepúsculo do macho", expressao utilizada por Cláudio Torres para explicar o filme. De fato, o que se vê, nos três episódios, sao machos tristes, presas fáceis das mulheres que pensam dominar. Em Nélson Rodrigues a guerra dos sexos tinha essa marca trágica, que muitos nao queriam ver, preferindo interpretar sua obra como visao doentia da humanidade. Quer dizer: "coisa dos outros". Coube à turma da Conspiraçao mostrar como o dramaturgo é atual.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;