Setecidades Titulo
Inseticidas não matam todos os tipos de insetos
Adriana Ferraz
Do Diário do Grande ABC
13/11/2006 | 22:01
Compartilhar notícia


Para quem sonha em nunca mais ver uma barata, mosca ou pernilongo dentro de casa, uma má notícia: além de não prevenir o aparecimento de insetos, os produtos usados para combatê-los não conseguem eliminar, com garantia, todos os tipos de intrusos domésticos. O famoso inseticida “mata tudo” não existe no mercado nacional.

A constatação é da Pro Teste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor), que avaliou cinco das opções oferecidas no país e as classificou na seguinte ordem: Raid, Baygon, SBP, Uffa e Rodasol. Segundo a pesquisa, os multiinseticidas são eficazes, sim, mas não conseguem eliminar todos os seus alvos.

Os produtos são imediatos apenas no combate a formigas, que morrem na hora após aplicação de qualquer aerosol. O mesmo, infelizmente, não acontece com as baratas voadoras, as mais temidas das donas-de-casa. Normalmente, os inseticidas só fazem efeito após seis minutos. Para quem tem pressa, a solução é usar o modelo Baygon, avaliado como mais rápido para essa utilização.

Apesar de não alcançarem efeito instantâneo, a operadora Vera Duarte, 22 anos, garante que os inseticidas são uma solução necessária. “Tenho vivido esse problema de perto em minha casa (que vive cheia de baratas) e, por causa do meu bebê de apenas seis meses, não posso aplicar inseticida. Tenho medo de intoxicação”, revela a moradora de Santo André.

Na avaliação feita pela associação, a questão dos efeitos colaterais também foi levada em consideração e o resultado é favorável. Se aplicados com rigor e cuidado, os produtos são seguros ao homem e também aos animais de estimação, agindo apenas sobre o alvo. Apesar disso, os fabricantes oferecem canais de orientação ao consumidor que pode, ainda, procurar a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em caso de intoxicação.

Ainda sobre as determinações impressas nos inseticidas, os rótulos foram classificados como satisfatórios. De acordo com a Pro Teste, eles cumprem com as normas estabelecidas, mas não revelam doses específicas para aplicação em cada inseto, o que favoreceria seu consumo.

Ao final da pesquisa, dois produtos foram indicados para compra prioritária: Raid e Baygon. A empresa que os representa foi procurada pela reportagem, mas não comentou o teste, assim como a Uffa, que não foi encontrada.

O atendimento dos modelos SBP e Rodasol Ultra disse que o teste comprovou a eficácia de seus produtos perante à Anvisa, mas não comprovou sua qualidade junto aos consumidores porque a Pro Teste não teria revelado todos os resultados da pesquisa.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;