Esportes Titulo
Esquiva Falcão confia no ouro inédito
Fernando Capelli
Do Diário do Grande ABC
10/10/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Ele tem o nome peculiar do ágil movimento usado por pugilistas para evitar o nocaute. Esquiva Falcão, que representa São Caetano nos Jogos Abertos do Interior, estreou ontem no torneio de boxe com uma das vitórias mais convincentes até agora no torneio, sobre Misael Almeida, de Santos, pelos meio-médios (até 69 kg).

Com o resultado, o lutador da cidade anfitriã dos Jogos se credenciou para a semifinal da categoria, que será disputada hoje no ginásio do clube Santa Maria (Rua Cavalheiro Ernesto Giuliano, 1.301, no Bairro Olímpico).

O nome inusitado dado pelo pai, Edgard Florentino, o Touro Moreno, um dos ícones brasileiros das lutas de vale-tudo nas décadas de 1950 e 1960, ainda rende muitas brincadeiras para o boxeador, de personalidade irreverente por natureza. "Imagina só se eu não gostasse de boxe a confusão que seria ter o nome tão ligado ao esporte assim", diverte-se.

Esquiva sabe, porém, que no mundo do pugilismo não há desvios. A dedicação tem de ser constante para carregar a tradição da família Falcão nos ringues. Além do patriarca, seus irmãos também são lutadores, com destaque para Yamaguchi, titular até 75 kg da Seleção Brasileira.

"Todo mundo sempre respirou pancada em casa. Não teria como ser diferente. Depois, cada um foi para um lado diferente, mas sempre tivemos o mesmo objetivo de vencer na vida com os esportes de luta", comentou.

 

Mais um - Em 2008, Esquiva, que é natural do Espírito Santo, foi medalha de prata nos Abertos. O primeiro lugar no pódio neste ano é almejado para coroar também a principal conquista do primeiro semestre: a de campeão no Torneio das Estrelas, garantido com vitória histórica - por apenas um ponto - sobre o principal adversário na categoria, o experiente Pedro Lima. O feito ainda lhe concedeu a premiação de melhor lutador do torneio.

No estilo de luta, Esquiva ainda tem boa carta na manga: a ambidestria. O pugilista afirma que costuma lutar tanto como destro (com a perna esquerda na frente), como canhoto (com a direita adiantada). "Isso é sempre eficiente para surpreender adversários. Não se trata de malandragem, e sim de pura técnica."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;