Palavra do Leitor Titulo Artigo
Mudança na economia do Grande ABC

A crise pela qual passa a economia do Grande ABC, com os pátios das montadoras de veículos lotados e redução da atividade e do emprego mais qualificado, torna urgente reflexão sobre a questão das políticas públicas

Do Diário do Grande ABC
15/01/2015 | 09:37
Compartilhar notícia


Artigo

A crise pela qual passa a economia do Grande ABC, com os pátios das montadoras de veículos lotados e redução da atividade e do emprego mais qualificado, torna urgente reflexão sobre a questão das políticas públicas, voltadas ao desenvolvimento econômico; há algum tempo os economistas vêm alertando para a necessidade de buscar outro eixo de produção para economia do Grande ABC, fora do setor automotivo. O Polo Tecnológico é conceito superior ao de simples parque tecnológico ou mesmo de incubadora de empresas. Não se limita a espaço físico que abriga empreendedores em condições privilegiadas. O Polo Tecnológico pressupõe parceria profícua, formal ou informal, entre os setores público, acadêmico e privado na busca de incentivos para o surgimento de economias de aglomeração.

O complexo químico/petroquímico instalado em Santo André, por sua importância na geração do valor adicionado andreense, potencialmente por intermédio de uma de suas empresas, poderá tornar-se o elemento catalisador de processo de transformação do perfil econômico do município e quiçá da região, aderindo ao projeto de Polo Tecnológico. Pois é sabido que a química é a indústria das indústrias. Ou melhor, é a principal fornecedora de insumos para as outras indústrias. Por outro lado, a Fundação Santo André, também aderindo ao projeto, considerando o seu tipo jurídico, poderá, por meio da Faculdade de Engenharia, atender demandas do setor produtivo direcionadas para solução de seus problemas específicos. E os aspectos organizacionais deverão ser desenvolvidos com foco maior em economia de empresas, pela Faculdade de Economia. A sinergia dessa colaboração, motivada pelo Polo, pode ser solução, inclusive, para a crise financeira que parece passar a instituição.

Além disso, no caso de Santo André, ao alçarmos empresa do complexo químico/petroquímico à condição de empresa ‘âncora’ do Polo, estaremos estimulando todo um segmento de serviços de apoio a esse setor e, ao mesmo tempo, direcionando os estudos acadêmicos ao uso de princípios sustentáveis e da economia de baixo carbono, o que coloca na agenda a necessidade de desenvolvimento de produtos menos agressivos, como o plástico ‘verde’, ou seja, o trabalho de pesquisa acadêmica estará voltado às necessidades do setor produtivo. Dessa forma, será aproximação maior entre universidade e empresa, com a bênção do setor governamental. Talvez seja o início da reversão da histórica tendência de queda da participação de Santo André na cota – parte do valor adicionado do ICMS no Estado de São Paulo. Mesmo porque as ameaças costumam vir acompanhadas de oportunidades.

Miguel Heredia é professor, primeiro secretário do PSD de Santo André e economista. <EM>

Palavra do leitor

Não vai mandar
Vejo com tristeza a conduta do prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão, eleito presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. Dizer que quem ditará as regras será o Marinho demonstra falta de capacidade de iniciativa própria e conduta personalística e utópica (Política, dia 13). Se o senhor não tinha capacidade não se candidatasse. Isso é vergonha para todos os munícipes! Espero que os eleitores não se esqueçam dos senhores. O PSDB não está errado quanto ao seu perfil político. É esse Consórcio que já está virando comércio de iniciativas eleitoreiras. Espero, ainda, que a entrada da UFABC possa educar a determinados políticos a boa conduta administrativa política.
Edson Campelo
Santo André

Para todos
Diz a lenda que sorte e azar chegam para todos no momento certo. Existem aqueles que afirmam que ‘sorte é o encontro da capacidade com a oportunidade’. Peço que analisem por alguns minutos as pessoas que fazem sucesso no Brasil, em todos os setores de atividades, e vejam quanta gente competente e sortuda temos no País. Acho que estou no time dos azarões!
Mario Mello
São Bernardo

Abra a boca!
Finalmente legítima cria do PT teve momento de reflexão, de resplandecência. Agora é a hora, Marta Suplicy, redima-se e conte tudo. O mundo precisa saber.
José Marques
Capital

Travestis
Enquanto o PT federal (leia-se Dilma Rousseff e Lula), com o pretexto de economizar, saqueia em 50% os pensionistas do Brasil – o que, em mais ou menos dez anos, reduzirá à quase totalidade das pensões existentes ao valor do salário mínimo –, o PT paulista (leia-se prefeito Fernando Haddad) resolve dar, graciosamente e mensalmente, o mesmo salário mínimo aos travestis que voltarem a estudar e matricularem-se nos cursos do Pronatec. E a conta desta ‘Malddad’ será paga pelas classes que não têm como escapar, ou seja, trabalhadores, aposentados e, agora, pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
Luiz Roberto Batista
São Bernardo

Cerveró preso
Queria ter visto a prisão de Nestor Cerveró antes de viajar a Londres, provavelmente para sumir com indícios comprometedores de roubo na Petrobras. Agora não adianta mais, principalmente porque nessa lavou, colocou alvejante e até amaciante em toda a sujeira surrupiada da Petrobras, livrando a cara do mentor, a presidente da empresa e do Brasil! Agora não dá mais, não é Polícia Federal?
Beatriz Campos
Capital

Marta x PT
Está mais do que claro que Marta Suplicy inventou todos esses absurdos contra seu partido, o PT, apenas e tão somente por despeitos e ressentimentos, essas coisas. Com ironia, por favor!
Luis Fernando Santos
Laguna (SC)

Bem na foto
Jornais de todo o planeta estamparam nas primeiras páginas a foto onde aparecem os principais líderes políticos do mundo, lado a lado, comandando a marcha de milhões de franceses em Paris em solidariedade aos mortos no atentado terrorista ao jornal Charlie Hebdo, onde pelo menos 12 pessoas foram massacradas friamente. Entre esses líderes, não estava Dilma Rousseff. Com todo respeito, não é por nada, mas acho que não ficaria bem na foto.
Maria Elisa Amaral
Capital
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;