Cultura & Lazer Titulo
SBT exibirá pacote Star Wars
Cássio Gomes Neves
Do Diário do Grande ABC
07/06/2002 | 18:35
Compartilhar notícia


Há muito, muito tempo, numa emissora distante, foi reprisada pela última vez a trilogia da batalha entre o Império orquestrado por Darth Vader e as forças de resistência capitaneadas pelo intrépido Luke Skywalker e pela princesa Léa. Nessa era longínqüa, a franquia Star Wars havia sido varrida para debaixo da sessão da tarde. Contudo, George Lucas, o gigante adormecido do mainstream, acordou de seu sono profundo e rejuvenesceu Guerra nas Estrelas, O Império Contra-Ataca e O Retorno de Jedi, relançou tudo nos cinemas 20 anos depois e pavimentou a estréia de Episódio 1 – A Ameaça Fantasma, a gênese de todo o faroeste sideral. A trilogia inaugural valorizou-se a progressões geométricas e o SBT pagou os US$ 10 milhões negociados com a Fox para poder exibir a partir deste sábado, às 22h15, os quatro filmes idealizados por Lucas.

Serão quatro sábados (todos os que restam em junho) de sabres de luz. Esta noite é de Guerra nas Estrelas (1977), posteriormente rebatizado com o subtítulo Uma Nova Esperança. Começa o enriquecimento visual do western, com os elementos fantásticos e medievais do anelar Tolkien e imprecisões científicas que pouco importam na saga dos rebeldes liderados por Luke, Léa, Hans Solo, Chewbacca, R2-D2, C-3PO etc. etc.

No começo, é tudo ensaio para a grande batalha de pólos bons e maus. Os efeitos sonoros e a arquitetura polida das locações fizeram do primeiro filme (o quarto na seqüência narrativa) um épico que opõe a turba de Luke e o Império. Vader e seus asseclas são a ameaça fascista da aventura galática, planejam embargos comerciais e federativos e enfraquecem as assembléias legisladoras. É a ditadura militar maquiada e demonizada pelo entretenimento.

No dia 15 é a vez de O Império Contra-Ataca (de Irvin Kershner), o melhor filme da saga, que mostra a interiorização do poder de Luke quando em contato com o mestre Yoda, a lagartixa com poderes que deixam Uri Geller no chinelo. A ascensão do herói representa a decadência dos companheiros, que sentem sua falta no front. O Retorno de Jedi (de Richard Marquand) entra em rede no dia 22 e o inédito A Ameaça Fantasma fecha o pacote no dia 29. Que a força e a paciência com a dublagem estejam com os telespectadores.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;