Setecidades Titulo
Diário inicia nova fase nesta segunda-feira
Juliana de Sordi Gattone
Do Diário do Grande ABC
09/12/2006 | 20:25
Compartilhar notícia


A poucos meses de completar 49 anos, o Diário inicia nesta segunda-feira nova fase de sua trajetória no Grande ABC. Para marcar um dos mais importantes passos rumo à mudança, o jornal será apresentado ao leitor com visual mais moderno, ágil e de fácil manuseio. O novo projeto gráfico estréia a fase de interatividade do jornal, que cumpriu o desafio de adaptar alguns instrumentos da internet para as páginas impressas sem, no entanto, alterar a característica da mídia.

Para acompanhar o design das páginas, as reportagens também passarão a adotar linguagem mais objetiva e direta, sendo complementadas por infográficos e imagens que, agora, terão mais espaço.

O novo conceito, encabeçado pela diretora de Redação, Paula Fontenelle, foi amplamente discutido junto à equipe e aos acionistas do jornal. “O layout tem uma importância bem maior que a estética. À primeira vista, a impressão que temos é que o Diário ficou apenas mais bonito, mas é mais que isso. Houve também uma adaptação no tamanho dos textos às necessidades do leitor que tem, a cada dia que passa, menos tempo para a leitura. Ele precisa se informar de forma rápida e ter acesso a informação precisa.”

As páginas, realmente, mudarão a forma de leitura. O projeto – criado pelo editor de Arte, Eder Marini – possibilita que o jornal seja lido aberto ou dobrado em até quatro partes, criando módulos funcionais. “Ficou mais fácil de ler, mais bonito e mais agradável”, avalia o diretor Evenson Dotto.

Para o diretor Oscar Osawa, havia uma clara necessidade de o Diário do Grande ABC passar por essa transformação. “Já estava defasado”, explica. Osawa acrescenta que o projeto gráfico não poderia vir sozinho. “Era necessário que estivesse acoplado a uma nova visão editorial. Não é só a estética que vale.”

É exatamente por isso que as informações passarão a ser distribuídas de maneira diferenciada a partir de segunda-feira. O Primeiro Caderno – que anteriormente trazia reportagens sobre política regional, nacional e geral – receberá as páginas referentes ao caderno Setecidades. “Ao concentrar um maior conteúdo regional no Primeiro Caderno, nós atendemos a uma exigência do leitor. Em pesquisa, o Diário constatou que mais de 90% dos leitores buscam matérias exclusivas sobre o Grande ABC. Com isso em mente, adaptamos a mudança gráfica aos anseios de nosso público”, explica Paula Fontenelle.

O caderno Economia também apresentará mudanças: passa a abrigar as notícias do cotidiano nacional, além de manter o noticiário internacional.

Novas colunas também farão parte do Diário. Como a Sex in the Seven Cities que, a exemplo do seriado americano, tratará de temas comportamentais, exclusivamente femininos, com o olhar bem humorado da jornalista Cyara Regina, que escreve para diversos internacionais. Além disso, os espaços já existentes passarão a ser mais valorizados aos domingos, com informações exclusivas dos colunistas. “Essas mudanças vão atiçar o ainda não-leitor a experimentar o jornal”, prevê Evenson Dotto.

Para atrair esse público, o Diário preparou uma campanha publicitária que também começa a ser veiculada nesta segunda-feira, já com o novo projeto gráfico nas bancas. ‘Sob medida para o Grande ABC’ é o tema das peças, criadas pela RP Propaganda, que estarão no ar – emissoras de rádio e televisão – nos próximos dias.

Apesar de o jornal passar por transformações mais evidentes somente agora, Dotto alerta para um processo de mudança gradativa que atingiu o Diário nos últimos meses. “Aos poucos, fomos conferindo novidades às publicações.”

Aperfeiçoamento – “Queremos sempre inovar, sendo uma referência”, diz o diretor Evenson Robles Dotto. Por isso, em breve, o jornal passará por outra modificação: terá 90% de suas páginas coloridas.

“A empresa adquiriu uma nova máquina que possibilitará triplicar a capacidade de páginas coloridas e de impressão”, revela. O novo equipamento chegará em janeiro, mas só estará em pleno funcionamento a partir de abril, quando terá a missão de conferir mais vida às cores.

As melhorias, no entanto, não implicarão mudança no preço do produto, que permanecerá em R$ 1,50 durante os dias úteis e R$ 3,00 aos domingos.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;