Setecidades Titulo
'Creche' para velhinhos evita asilo
Andrea Catão Maziero
Do Diário do Grande ABC
03/08/2002 | 18:13
Compartilhar notícia


O projeto piloto Centro-Dia da Prefeitura de São Bernardo – e que está para ser implementado por Diadema e Ribeirão Pires – pode ser encarado como a luz no fim do túnel para evitar o confinamento de muitos idosos em asilos. O serviço funciona como uma creche para pessoas que perderam a autonomia em decorrência de doenças da velhice e que ficaram ainda mais debilitadas em função da depressão e do sedentarismo. Este projeto pretende não só dar mais qualidade de vida a esse idoso como também evitar a perda de seu contato com a família, quando esta o trata como um peso.

O benefício, porém, ainda tem acesso limitado. Em São Bernardo, a capacidade de atendimento é de 40 idosos, sendo que atualmente estão inseridos 26 – outros ainda passam por triagem. De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Laerte Soares, os atendidos são provenientes de famílias carentes que não têm condições de prestar os devidos cuidados durante o dia.

No Centro-Dia, eles passam por fisioterapia e atividades de cultura e lazer, além de receberem o atendimento de um geriatra e um psicólogo. “Alguns apresentaram melhora nas primeiras semanas, principalmente por terem saído da condição de abandono”, disse. Um corpo de voluntários também se reveza no atendimento, emprestando seu tempo em oficinas.

Serviço semelhante deve estar disponível em Diadema até o fim de setembro, segundo a coordenadora do Centro de Referência do Idoso, Vanda Marques. “A proposta é atender 30 pessoas no Centro-Dia”, afirmou. O serviço será prestado pela Prefeitura em convênio com a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

Vanda disse ainda que a idéia é capacitar idosos – que se formaram na Universidade Livre da Terceira Idade neste mês – para se tornarem amigos qualificados, que trabalhariam em parceria com o centro. “A sugestão partiu de alguns alunos. O amigo qualificado vai colaborar com as atividades diárias do idoso que tenha apresentado recuperação ao ser atendido no Centro-Dia.”

Em Ribeirão Pires, o coordenador de Programas da Gerência de Cidadania e Ação Social, Roberto Martins, disse que espera a liberação de recursos para firmar convênio com a entidade Lar Frederico Ozanan para criar o serviço. “O confinamento de idosos em asilos é uma prática que queremos abolir.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;