Setecidades Titulo
Centro de Santo André recebe Folia de Reis
Luciana Yamashita
Especial para o Diário
14/12/2006 | 22:31
Compartilhar notícia


A praça do Carmo, no Centro de Santo André, virou palco da comemoração católica Folia de Reis quinta-feira. A bandeira com o presépio estampado e as fitas coloridas simbolizam a estrela que guiou os três reis magos, Baltazar, Gaspar e Melchior, até o local onde Jesus nasceu.

O grupo Folia de Reis São Francisco de Assis, da igreja Nossa Senhora do Paraíso, em Santo André, possui 28 integrantes e comandou a festa. O grupo existe há nove anos, mas foi a primeira vez que o Centro da cidade recebeu a folia. Dois palhaços, músicas típicas e muita tradição puderam ser conferidos pela população.

“O objetivo da comemoração é divulgar o nascimento de Jesus e o verdadeiro sentido do Natal”, explica a coordenadora do grupo, Domingas de Carvalho Bomfim.

A bandeira é a parte principal da festa. “Não tem folia sem a bandeira. Foi a estrela que guiou os reis”, afirma Domingas. Durante o evento, os organizadores convidavam quem possui fé a segurar a bandeira e fazer pedidos e agradecimentos.

As letras das músicas contam a história do nascimento de Jesus e a viagem dos reis magos, que levaram ouro, incenso e mirra de presente.

A comemoração encerra as atividades do projeto Arte Voluntária do ano. Toda quinta-feira um artista se apresenta na praça. “Muita gente na cidade nunca viu a festa, que é muito tradicional no interior. A comunidade pedia muito”, afirma o coordenador do projeto, Orlando Soares de Oliveira.<EM>

Teve quem esperava ansiosamente pela festa. A aposentada Maria Thomas Santiago, 76 anos, mora há 30 em Santo André. “Nasci em Ubá, que fica em Minas Gerais, e adorava a Folia de Reis. Quero passar a mão na bandeira e pedir proteção para todos e reviver a festa”, comemora.

A professora aposentada Maria Aparecida Gatto, 72 anos, nasceu em Pitangueiras, no interior de São Paulo, e se mudou para a cidade aos 13 para estudar. “Uma amiga minha avisou que ia ter a festa e vim ver. As músicas são muito gostosas de ouvir e a festa mexe com a gente”, conta.

Haverá outra apresentação do grupo no dia 6 de janeiro, dia de Reis, às 16h na igreja Nossa Senhora do Paraíso, que fica na rua Macauba, 403, Paraíso, em Santo André. O telefone para informações é 4426-8907.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;