Economia Titulo
Setor gráfico tem cartilha para segurança
Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
14/07/2001 | 18:02
Compartilhar notícia


O Sindicato da Indústria Gráfica do Grande ABC e Baixada Santista (Singrafs) lançou um guia inédito no setor para minimizar os riscos de acidentes de trabalho. A intenção foi atender principalmente às micro e pequenas empresas do segmento na região. “Na indústria gráfica de todo o país, não havia nada parecido, excluindo os casos de guias internos de grandes empresas. Como quase 90% são micro e pequenas (em um universo de 510 gráficas), elas não se podem dar ao luxo de fazer esse trabalho”, disse o diretor superintendente do sindicato, Fuad Sayar, que coordenou o projeto.

O presidente do Singrafs, Antonio José Simões Gameiro, afirmou que é importante uma conscientização dos funcionários das empresas do setor para melhorar a segurança do trabalho. Segundo ele, o número de acidentes no segmento não é grande, mas qualquer acidente é sempre problemático. “Em um ambiente de trabalho existem muitos riscos e é necessária constante conscientização para a prevenção de acidentes.”

Depois de um trabalho de pesquisa, consultando gráficas sobre os problemas mais comuns, o sindicato, em parceria com a Shellmar Embalagens, Prodeser Serigrafia, Ópera de Papel, KSR e Gráfica ABC, e com apoio da Votorantim, produziu e distribuiu o material (20 mil exemplares) gratuitamente aos cerca de 6 mil funcionários das empresas da região, outros sindicatos e escolas.

A publicação foi dividida em capítulos que tratam dos problemas. Segundo Fuad, o objetivo principal foi mostrar que os acidentes decorrem de atos e condições inseguras. Em relação aos atos, a publicação cita a falta de manutenção, de inspeção e de orientação para o uso das máquinas e a não- utilização de equipamentos de proteção individual. Fuad afirmou que muitas vezes as empresas fornecem equipamentos como óculos e protetores auriculares, mas nem sempre os empregados usam, pelo fato de eles não estarem conscientes.

Em relação a condições inseguras, o guia cita a falta de cuidados com a prevenção, ausência de ordem e limpeza no local e desatenção quanto ao manuseio de líquidos inflamáveis e a questões relacionadas a ventilação, iluminação, ruídos e energia elétrica.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;