Cultura & Lazer Titulo
Cidade Negra lança dois CDs ao mesmo tempo
Gislaine Gutierre
Da Redaçao 
03/06/1999 | 14:42
Compartilhar notícia


O grupo de pop reggae Cidade Negra aposta no potencial de vendagem de seus grandes sucessos e lança, esta semana, dois novos CDs: Dubs e Hits, que podem ser encontrados separados ou na versao dupla (Sony Music, R$ 19 e R$ 38).  

O CD Dubs é, na verdade, a realizaçao de um sonho que a banda vem alimentando há três anos. O título é o nome de um gênero pouco comum no Brasil, mas largamente difundido na Jamaica. Lá, os produtores pegam a versao original e a modificam, deixando apenas um fiapo do vocal original e acrescentando efeitos diversos, como ecos e delays, com ênfase no baixo e sons graves, e às vezes até estendendo o tempo da faixa.   "Lá na Jamaica, as bandas fazem shows completos de dub. Nao vai ser o caso do Cidade Negra, porque pretendemos apresentar apenas uma ou outra música nessa versao. A Onde você mora? já está no set list da nossa atual turnê", explica o guitarrista do Cidade, Da Gama.  

Para fazer a versao dub das músicas, a Sony chamou verdadeiros peso-pesados do reggae internacional, com mais alguns profissionais de destaque no Brasil, como Liminha. Sim, foi a Sony que chamou - porque os integrantes do Cidade Negra nem tiveram contato direto com os músicos de fora que participaram do CD. "Nós escolhemos quatro músicas para mandar para cada um, e depois ouvimos o material para opinar quais eram as melhores", conta Da Gama.  

O Dubs traz, por exemplo, as músicas Pensamento, Realidade virtual e Simples viagem com versoes da banda inglesa Aswad, especialista em dub. Minha irma ganha a assinatura de Mad Professor (colaborador constante do Massive Attack) e Nada mudou chega com os retoques do lendário Lee Perry. Os grandes ídolos do Cidade Negra - os músicos do Steel Pulse - também participam, em Ponto de mutaçao.  

Já o CD Hits dispensa grandes comentários. É uma nova coletânea de velhos sucessos, sem qualquer novidade em relaçao ao que foi gravado nos CDs anteriores.  

Sao 14 faixas, entre as quais O erê, Firmamento, Sábado à noite e Doutor. O destaque fica para Eu também quero beijar, que caiu no gosto do público depois de aparecer em um comercial de sandálias, na TV.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;